Outlander: Tia Jocasta e os horrores da escravidão marcam o episódio 4x02 [SPOILERS]

2 min de leitura
Imagem de: Outlander: Tia Jocasta e os horrores da escravidão marcam o episódio 4x02 [SPOILERS]

Alerta! Este texto contém SPOILERS do episódio 4x02 da série Outlander, exibido neste domingo, dia 11 de novembro.

Quem diria que o encontro com Steven Bonnet não seria o pior momento dos Fraser no “Novo Mundo”? O 2º episódio da 4ª temporada de Outlander introduziu a Tia Jocasta, irmã da mãe de Jaime, e um contraponto moral de tudo que Claire acredita.

Apesar de satisfeita em rever o sobrinho e a princípio muito gentil, logo fica claro que as maneiras liberais de Claire não agradam a dama escravagista. A enfermeira insiste que os escravos da casa a chamem pelo primeiro nome, o que causa estranhamento, mas esse é o menor de seus problemas.

Tia Jocasta oferece um jantar aos vizinhos para apresentar o casal à sociedade e anunciar que fará de Jaime seu herdeiro. A ideia é tentadora para o homem, que após o roubo não tem mais nada para recomeçar a vida, mas Claire fica perturbada pela ideia de ser proprietária de pessoas.

Os dois começam então a pensar modos de aceitar a situação e ao mesmo tempo libertar os escravos, ou mesmo remunerá-los pelo trabalho. Logo fica claro que nada será tão simples em meio a uma região com raízes tão profundamente preconceituosa e dependente da escravidão.

Tia Jocasta pede que Jamie – já indicando sua intenção de que ele tome a frente dos negócios da família – que vá verificar uma situação de “derramamento de sangue” envolvendo um escravo. Claire obviamente não aceita ficar para trás e parte com sua maleta de primeiros socorros.

Chegando lá, um dos escravos cortou fora a orelha de seu capataz branco, que já executou sua vingança o atravessando com um gancho gigante e pendurando em uma árvore. Tendo que ameaçar diversas pessoas com uma arma, Jaime consegue tirar Rufus, o escravo em questão de lá, para que Claire o ajude.

A atitude do casal causa revolta na população, que vê isso como uma obstrução de justiça. Já de volta à casa de Jocasta, os Fraser percebem que terão que entregar o rapaz para a “lei”, ou sofrerão graves consequências. Pessoas com tochas começam a se reunir em volta da casa e Jaime sugere que eles ao menos salvem a alma de Rufus, o poupando de mais sofrimento. Claire então envenena o homem em meio a lágrimas.

Quando os dois retornam o corpo aos seus executores, a multidão nem parece reparar que ele já está morto e celebra seu enforcamento em uma árvore próxima, no que o casal assiste de longe horrorizado.

A 4ª temporada de Outlander é exibida pelo canal Starz nos Estados Unidos e pela FOX no Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.