Years and Years: criador comenta nova minissérie da HBO

3 min de leitura
Imagem de: Years and Years: criador comenta nova minissérie da HBO

Years and Years, a nova série de Russell T. Davies (Doctor Who), chega com muita polêmica envolvida em sua trama. A série traz a história da família Lyons, que vive em um Reino Unido abalado pela instabilidade política e econômica e pelos avanços tecnológicos. A história de Years and Years parte de uma noite específica em 2019 e continua durante os 15 anos seguintes. “As reviravoltas da vida cotidiana são exploradas enquanto descobrimos se essa família comum poderia algum dia mudar o mundo.”

A polêmica começa por causa de Vivenne Rook, interpretada por Emma Thompson (MIB: Internacional), uma empresária e candidata que tem opiniões muito polêmicas – para ela, os interessados em votar deveriam fazer um teste de QI antes, entre outras ideias. Os 15 anos seguintes mostram a ascensão política de Rook e toda a transformação que a família Lyons vai sofrendo ano após ano.

https://tm.ibxk.com.br/2019/06/26/26231418486400.jpg" alt="" data-cke-saved-src="https://tm.ibxk.com.br/2019/06/26/26231418486400.jpg

(Fonte: Guy Farrow/BBC)

Russell T. Davies, em entrevista para o site Variety, revelou que a ideia de mostrar a evolução de uma sociedade pela perspectiva de uma família surgiu do fato de muitas pessoas acreditarem que a instituição familiar seja algo muito sólido e fixo, mas que nem sempre é assim. Ele contou que esteve no aniversário de 23 anos de sua sobrinha e então eles olharam uma foto do 21º aniversário dela. “Na foto estavam 12 pessoas; uma morreu, uma se divorciou, outra foi banida. Em 2 anos, em uma família muito estável, veja o que aconteceu. Então você percebe que a família é uma grande arena para todas as emoções e todos os nascimentos, mortes, casamentos – todas essas histórias.”

Davies também comentou o impacto de pessoas que não fazem parte da nossa família, pessoas que sequer conhecemos, em nossas vidas, como no caso de Vivenne Rook. “Ela é uma figura pública, porque é assim a nossa vida: é assim a nossa experiência com Trump ou Brexit ou o novo primeiro-ministro [da Inglaterra] a caminho, e Deus sabe em que loucura vamos cair, mas isso é o mundo moderno.”

Apesar de muitos já estarem comparando o comportamento de Vivenne ao de políticos tidos como extremistas – assim como Trump e Boris Johnson, provável futuro primeiro-ministro britânico –, Davies enfatizou que a série tenta mostrar que a base de todo o preconceito está enraizada na sociedade como um todo, e não só em pessoas públicas. “No último episódio, a avó Muriel tem um monólogo em que senta com toda a família e diz: ‘A culpa é sua. É culpa é de cada pessoa em torno desta mesa. Nós fizemos isso. Nós fizemos o mundo’.”

Conforme declaração de Davies, um dos motivos para a série se passar em 15 anos, e não mais, foi uma escolha técnica em relação à produção. “Dessa forma, você não precisa mudar o elenco. Eles envelhecem, mas não muito. [...] E também, dentro de 15 anos, você não tem que mudar todos os carros na rua. Não é uma ficção científica.”

Davies falou sobre a importância de a série ter um final feliz. “Acredito muito em finais felizes. Eu me preocupo com o mundo atualmente, não acho que estamos indo para o buraco ainda. [...] Tenho grandes esperanças para o futuro também.”

Years and Years é uma minissérie fechada com 6 capítulos, e Davies deixou claro que não pretende prolongar mais a história, mesmo se ela fizer um grande sucesso. “Eu coloquei em 6 horas tudo o que tinha. Se eles fossem para minha casa com um caminhão de ouro para produzir mais episódios, eu diria apenas não. Segui em frente e estou trabalhando em um novo projeto para o próximo ano.”

A série Years and Years estreia na HBO Brasil nesta sexta-feira, 28 de junho, às 22hs.

Este texto foi escrito por Marcelo Omega via nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.