Sistema que identifica o rosto de peixes pode salvar indústria da pesca

1 min de leitura
Imagem de: Sistema que identifica o rosto de peixes pode salvar indústria da pesca

A tecnologia de reconhecimento facial avança a cada ano, possibilitando que dispositivos como smartphones, por exemplo, identifiquem o rosto de seus donos para que possam acessar o aparelho. Sistemas com essa tecnologia também são usados na segurança, podendo visualizar pessoas específicas no meio de multidões. Mas e se eu contasse que o reconhecimento facial também funciona com peixes e que isso pode evitar uma catástrofe na indústria da pesca?

Pois é isso que está acontecendo: para evitar epidemias de piolhos do mar – parasitas marinhos que podem dar prejuízos de bilhões para criadores de salmão –, a Cermaq, uma imensa fazenda de salmões da Noruega, está empregando um sistema de reconhecimento facial que vai identificar individualmente seus peixes para analisar se possuem piolhos do mar e criar um histórico de cada um dos animais.

Vendo tudo e todos

Concluímos nove meses de testes em um pequeno curral com 2 mil peixes e comprovamos que os princípios funcionam, mas também aprendemos que eles não são completamente precisos

As câmeras são capazes de fazer uma varredura tridimensional das cabeças dos peixes e identificá-los por meio de elementos que os tornem únicos, como padrões de pintas nas escamas em torno dos olhos dos salmões e os formatos e posicionamento de suas bocas e guelras. Os peixes que estiverem com piolhos do mar serão prontamente retirados do convívio com os outros e tratados devidamente. A empresa responsável pela tecnologia é a BioSort.

“Concluímos nove meses de testes em um pequeno curral com 2 mil peixes e comprovamos que os princípios funcionam, mas também aprendemos que eles não são completamente precisos", disse Geir Hauge, CEO da BioSort, em um comunicado por email. “Planejamos iniciar um novo teste com 10 mil peixes em novembro e, em paralelo, estamos nos preparando para testes em grandes baias comerciais com de 150 mil a 200 mil peixes”.

A Cargil, gigante norte-americana da agricultura, também tenta usar um sistema de identificação na criação de vacas para ajustar componentes alimentícios da dieta dos animais com o objetivo de aumentar a produção de leite.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.