Parabéns, World Wide Web: rede completa 25 anos nesta terça (23)

2 min de leitura
Imagem de: Parabéns, World Wide Web: rede completa 25 anos nesta terça (23)

Atualmente, está se tornando cada vez mais difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha acessado a internet ao menos uma vez. Se hoje temos a oportunidade de ver notícias e outras informações de qualquer lugar do mundo, devemos agradecer aos esforços de Tim Berners-Lee, cientista da computação suíço que permitiu o primeiro acesso à World Wide Web em 23 de agosto de 1991.

Para não criarmos confusão, é bom lembrar que essa não foi a primeira conexão à internet de que se tem notícias, pois esta aconteceu em 1969 e está associada a uma rede que fosse capaz de transportar informações – diferente da World Wide Web, que possui relação com a possibilidade de armazenar páginas e documentos em uma rede.

Se hoje temos a oportunidade de ver notícias e outras informações de qualquer lugar do mundo, devemos agradecer aos esforços de Tim Berners-Lee, cientista da computação suíço que permitiu o primeiro acesso à World Wide Web em 23 de agosto de 1991

E como tudo começou?

Em 1980, Berner-Lee teve a possibilidade de criar um banco de dados de pessoas e modelos de software na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear. Foi nesse período que ele começou a usar o conceito de hipertexto para ligar uma página a outra existente, facilitando o acesso a algumas informações.

Entretanto, ele verificou que era possível continuar desenvolvendo tal recurso, e ao longo da década também deu vida a uma ideia de sistema de informação universal conectado. Em 1990 o mundo viu o nascimento do HyperText Transfer Protocol (ou HTTP, se assim preferir), do HyperText Markup Language (HTML) e do Uniform Resource Identifier (para os que preferem abreviaturas, as famosas URLs).

Computador utilizado como o primeiro servidor da World Wide Web

As primeiras páginas, bem como o primeiro navegador e servidor, também surgiram em 1990. Aliás, a imagem acima mostra o primeiro servidor: um computador NeXT, utilizado por Berners-Lee para armazenar os dados iniciais da World Wide Web.

O primeiro site? Ainda está ativo

Caso esteja curioso para saber qual foi o primeiro site criado, saiba que ele ainda está ativo e pode ser acessado clicando neste link. Claro, não espere por muitas pompas ou algo do gênero, mas é bacana ver que, ainda que de uma forma que pareça precária para muitos, uma página tão antiga esteja na ativa. Ela foi criada em 6 de agosto de 1991, mas apenas no dia 23 do mesmo mês pessoas que não tinham relação com Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear tiveram acesso ao endereço.

Resultado de imagem para gif aplausos

Dois anos depois, em abril de 1993, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear decidiu tornar o código para a rede algo totalmente livre de royalties, permitindo que mais pessoas pudessem criar conteúdo e formar o grande meio que conhecemos atualmente.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.