Chefe do Instagram garante que app não escuta conversas de usuários

1 min de leitura
Imagem de: Chefe do Instagram garante que app não escuta conversas de usuários

Não é de hoje que paira a dúvida sobre o Instagram monitorar ou não o microfone dos smartphones para ouvir detalhes das conversas dos usuários. Isso é até natural, pois quem usa regularmente a rede social provavelmente já viu surgir em seu feed um anúncio sobre algo que fez parte de uma discussão recente. Porém, o chefe da plataforma diz que isso não existe.

O Facebook sempre negou essa possibilidade, mas a pulga continua atrás da orelha. Ainda assim, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, foi perguntado sobre esse assunto em uma entrevista para o CBS This Morning nesta semana. De acordo com ele, a plataforma não ouve nada do que as pessoas falam. Uma das apresentadoras do programa questionou o executivo sobre o motivo de ela sempre ver anúncios de coisas que nunca pesquisou, e ele deu uma resposta não tão reconfortante.

"Então, talvez você goste muito de comida e restaurantes. Você viu um restaurante no Facebook ou no Instagram e realmente gostou", comentou Mosseri. "É a parte superior da mente, talvez seja o subconsciente que depois borbulha, mais tarde. Acho que esse tipo de coisa acontece muitas vezes de uma maneira realmente sutil".

Em outras palavras, o Instagram não tem culpa se exibe coisas que os usuários não lembram de terem visto.

Mas seria possível ouvir conversas?

Sim e não. O problema seria o processo para tornar isso possível. Antônio Garcia Martinez, ex-gerente de produto do Facebook, explicou para a WIRED, em 2017, que, se Instagram ou Facebook quisessem ouvir as conversas de seus usuários, os requisitos de dados exigidos seriam astronômicos, portanto inviáveis em termos logísticos.

Para quem ainda não se convenceu de nenhuma explicação dada até agora e quer bloquear o acesso das redes sociais ao microfone do smartphone, basta fazer o seguinte:

  • No Android, vá em Configurações > Apps e notificações > Instagram ou Facebook > Permissões e desative a opção "Microfone";
  • No iOS, vá em Ajustes > Facebook ou Instagram > Configurações e desligue a permissão "Microfone".
Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.