Review: placa-mãe ASUS ROG Strix Z270F Gaming

8 min de leitura
Imagem de: Review: placa-mãe ASUS ROG Strix Z270F Gaming

Com a chegada da nova linha de processadores Kaby Lake, a ASUS adotou os novos chipsets da Intel para atualizar suas placas-mãe mais robustas.

Uma das primeiras placas que a marca apresentou para o mercado é focada no público gamer: a ASUS ROG Strix Z270F Gaming. De acordo com a divulgação da fabricante, ela é ideal para aqueles que buscam inovação, alta performance e design de primeira.

Parte da série Republic of  Gamers, esta peça entrega compatibilidade com memórias com oveclocking, sistema de múltiplas placas de vídeo e outros recursos que visam incrementar o desempenho durante a jogatina.

Como parte da linha Strix, esse modelo ainda se destaca pelo design chamativo, que agrega valor ao PC do jogador com iluminação RGB. Ela apresenta vários recursos inovadores e uma grande quantidade de portas de expansão, mas será que entrega toda a performance de que você precisa? Vamos conferir!

Especificações

Design chamativo

Entre tantas placas que já testamos, a nova peça da ASUS certamente se destaca com alguns conceitos inovadores. É claro que ela não é uma top de linha, portanto não espere nada como “armadura”, esquema de LEDs nos slots ou outras melhorias visuais muito diferenciadas.

O que temos aqui é um modelo bem caprichado, se pensarmos no segmento para o qual ele foi desenhado. A ASUS ROG Strix Z270F Gaming se mostra moderna, principalmente na composição geral. Graças aos dissipadores personalizados e ao sistema de iluminação, ela chama a atenção.

O PCB na cor preta é bastante comum, mas muitos componentes ficam em evidência. O painel traseiro e diversos circuitos ficam escondidos sob uma área que traz o nome da série.

A aposta em uma mescla de peças com acabamento em aço escovado e outras com frisos marcantes garante uma harmonia bem interessante. O soquete da CPU fica em destaque com dissipadores aos arredores. Todavia, vale ressaltar que, por conta desses componentes, alguns modelos de air cooler podem ser de difícil instalação.

Um diferencial interessante é o sistema de retroiluminação. Posicionado à esquerda do soquete, o sistema de luzes da ASUS ROG Strix Z270F Gaming pode ser personalizado com as mais diferentes cores e efeitos. O espectro RGB pode ser ajustado com vários efeitos, incluindo de respiro, flash, ciclo de cor, efeito de música e temperatura da CPU.

Chipset Intel Z270 Express

O mais recente chipset da Intel é um dos destaques desta placa. Ainda que não seja um componente completamente remodelado, já que reaproveita várias tecnologias de seu antecessor, o Z270 tem recursos requisitados que são muito bem-vindos.

Primeiramente, é válido constatar que o chipset Intel Z270 Express conta com as seguintes tecnologias: Intel HD Audio, Intel Rapid Storage e Intel Smart Response. Essas funcionalidades embutidas garantem excelentes recursos para o jogador que busca som de qualidade e armazenamento de alta performance.

Desenvolvido com processo de litografia de 22 nm, o novo chipset apresenta suporte para até 14 portas USB (sendo possível configurar 10 portas USB 3.0 e 14 portas USB 2.0), seis dispositivos SATA 3.0, componente PCI Express e, claro, overclocking facilitado.

Entre os principais diferenciais, o Z270 Express se destaca pela quantidade de pistas para o barramento PCI Express (o Z170 suportava até 20 pistas, o novo componente sobe este número para 24 pistas) e a presença da tecnologia Intel Rapid Storage para armazenamento PCI.

Compatível com novos processadores Intel

Projetada para a sétima linha de processadores Intel Core, esta placa-mãe da ASUS opera com os seguintes chips: Intel Core i7-7700K, Intel Core i7-7700, Intel Core i7-7700T, Intel Core i5-7600K, Intel Core i5-7600, Intel Core i5-7600T, Intel Core i5-7500, Intel Core i5-7500T, Intel Core i5-7400 e Intel Core i5-7400T.

Vale notar que, além desses, a fabricante anuncia a compatibilidade para os mais recentes componentes Intel Core de sétima geração da linha i3. Outra vantagem é o suporte para os chips da sexta linha de processadores Intel Core (Skylake) e componentes Pentium e Celeron.

Sobre a mais nova série de produtos Intel, o consumidor pode esperar um acréscimo de desempenho significativo em todas as tarefas. Eles são fabricados com processo de litografia de 14 nm, apresentam TDP máximo de 91 watts (para os modelos com o sufixo K), trazem até 8 MB de memória cache L3 e podem rodar com frequências de até 4,2 GHz.

É importante salientar que muitos componentes da linha Kaby Lake são preparados para overclocking, algo facilitado pelas tecnologias desta placa da ASUS.

Com a função ASUS PRO CLOCK, as placas-mãe ASUS Z270 garantem que o consumidor possa fazer regulagens na CPU de maneira fácil e rápida. Esta nova opção possibilita a configuração do clock para até 425 MHz acima do especificado pela Intel, um grande salto em performance.

Memórias DDR4 com overclocking

A ROG Strix Z270F Gaming é focada em PCs para jogos, então a ASUS preparou o produto para trabalhar com memórias mais robustas. Por trazer o chipset mais recente da Intel, esta peça suporta componentes do padrão DDR4.

Ela apresenta quatro slots, sendo compatível com um total de até 64 GB, em uma combinação de quatro módulos com 16 GB cada. O chipset Intel Z270 é programado para operar com memórias em modo dual-channel, configuração que entrega mais desempenho ao jogador.

Além disso, para que o jogador possa extrair o máximo de performance, a ASUS incluiu o suporte a componentes de altíssimo desempenho. Esta placa-mãe aceita memórias DDR4 com clock de até 3.866 MHz.

SLI e CrossFire

É claro que uma placa gamer não está completa sem o devido suporte para múltiplas placas de vídeo. A linha Strix é focada neste mercado, por isso vem preparada para operar com várias peças gráficas simultaneamente.

A Z270F Gaming apresenta três slots PCI-Express x16 para trabalhar em SLI ou CrossFire. Todavia, é válido salientar que só é possível combinar duas placas GeForce. Para quem usa placas AMD, este modelo suporta CrossFireX de três placas.

Pensando em placas de vídeo mais largas, a ASUS preparou este produto para dar suporte a componentes robustos. Obviamente, a combinação de modelos muito grandes talvez seja complicada, mas acreditamos que quase todas as placas devem caber tranquilamente.

Testes de desempenho

A ASUS ROG Strix Z270F Gaming é uma das primeiras placas a contar com o novo chipset da Intel, porém nós já havíamos testado uma peça similar de outra fabricante na última semana, o que nos permite agora ter uma base de comparação.

Além disso, nós já testamos algumas placas com o chipset Z170, o que ainda nos permite verificar os ganhos de desempenho entre gerações e diferentes marcas.

Até o presente momento, mantemos nossa máquina equipada com o processador Intel Core i7-6700K, o mais top da linha Skylake, a fim de verificar as capacidades da Z270M-Gaming 9.

Máquina utilizada nos testes

  • Sistema: Windows 10
  • CPU: Intel Core i7-6700K @ 4,00 GHz
  • Memória: 16 GB RAM Corsair DDR4 2.133 MHz
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1080 / NVIDIA GeForce GTX 980
  • SSD: Intel 540 Series 480 GB
  • Fonte: Corsair AX1500i

PassMark

O PassMark Performance Test executa testes em todos os componentes do computador, medindo as capacidades da memória, do disco rígido, do processador, da placa de vídeo e, claro, da comunicação entre todos esses componentes e a placa-mãe. O resultado geral é uma média da pontuação de todos os itens do computador.

PCMark

O PCMark é focado em testes mistos, que simulam desde o uso mais tradicional de um computador, como navegação na internet, até a reprodução de filmes e outras tarefas. Nós utilizamos a verificação Creative Conventional para averiguar a performance da máquina.

MaxxMEM

O MaxxMEM é um aplicativo de testes que mede a velocidade da memória em situações diferentes: cópia, leitura e escrita. Esse benchmark é importante para medir a taxa de transferência da RAM e conferir como o controlador de memória se sai no dia a dia.

Cinebench

O Cinebench é um teste de benchmark que verifica as capacidades do computador na renderização de gráficos tridimensionais (usando a tecnologia OpenGL), bem como o poder de processamento do chip principal da máquina.

RealBench

Este benchmark da ASUS efetua uma série de testes práticos, simulando como a máquina se comporta no dia a dia. O RealBench analisa o poder do computador na hora da edição de imagens, codificação de vídeos, trabalho com OpenCL e execução de múltiplas tarefas. O resultado geral indica a capacidade da máquina em pontos.

Vale a pena?

A ASUS ROG Strix Z270F Gaming é uma excelente placa-mãe, tanto em questão de tecnologias quanto no quesito design. Equipada com o mais recente chipset da Intel, ela oferece o que há de mais moderno em conectividade, sendo altamente recomendada para jogatina.

Por se tratar de uma peça da série Republic of Gamers, esta placa apresenta componentes de alta qualidade e preparados para situações de extremo consumo. Ela é uma ótima opção para quem pensa em investir em soluções de múltiplas placas gráficas.

Além disso, graças a seu perfil mais robusto, ela pode entregar vantagens para quem vai investir em memórias mais rápidas e também para aqueles que pensam em trabalhar com overclocking.

A Strix Z270F Gaming se mostrou muito competente em nossos testes e chega com preço camarada ao jogador

Somando isso tudo aos excelentes componentes dedicados para armazenamento de alta performance, áudio de alta fidelidade e rede com tecnologia GameFirst, temos aqui uma placa pronta para todas as tarefas. Ela ainda tem novos conectores USB.

Vale notar que, com os mais recentes conceitos da linha Strix, ela chega para conquistar o jogador que busca um produto chamativo para deixar seu PC completo. O sistema de iluminação RGB é bastante simples, mas é um diferencial, ainda mais com o AURA SYNC.

Em nossas pesquisas, encontramos a ASUS ROG Strix Z270F Gaming por cerca de R$ 1,1 mil. O valor é até bem adequado para a proposta do produto, mas é claro que pode ser um bocado elevado pelo fator novidade.

No fim das contas, esta é uma excelente placa da ASUS, que combina perfeitamente com os gabinetes mais modernos e pode formar o conjunto perfeito para quem já tem outras peças da linha Strix. Ela é recomendada principalmente para quem busca alto desempenho.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.