O kit de ferramentas da NASA perdido pela ISS está flutuando no espaço

2 min de leitura
Imagem de: O kit de ferramentas da NASA perdido pela ISS está flutuando no espaço
Imagem: NASA/JSC

Um recente relatório de caminhada espacial divulgado no site NASA acrescenta mais um item à crescente montanha de lixo espacial que orbita nossas cabeças. Dessa vez, o objeto — catalogado como 58229/1998-067WC pela Força Espacial dos EUA — é “uma bolsa de trava da tripulação”, que é o nome que os ocupantes da Estação Espacial Internacional (ISS) dão ao conhecido kit de ferramentas.

O fato aconteceu no dia 2 de novembro, quando as astronautas Jasmin Moghbeli e Loral O'Hara faziam uma atividade extraveicular (EVA) de sete horas para realizar reparos em um painel de matriz rastreadora solar. Durante os procedimentos, a sacola se soltou e foi, literalmente, para o espaço.

Em uma conferência separada de imprensa transmitida pelo YouTube na semana passada, a vice-gerente do programa da ISS, Dana Weigel, tratou de tranquilizar a população do planeta, afirmando que a embalagem extraviada, agora orbitando a Terra a mais de 28 mil km/h, continha apenas “algumas amarras e coisas como soquetes de ferramentas”.

O kit de ferramentas perdido pela ISS representa um risco?

Jasmin Moghbeli (em cima) e Loral O’Hara durante a sua caminhada espacial.Jasmin Moghbeli (em cima) e Loral O’Hara durante a sua caminhada espacial.Fonte:  NASA TV 

Chamando os itens do objeto perdido de “bastante comuns”, Weigel não vê nenhum risco de “enorme impacto”, mesmo a uma altitude acima de 100 quilômetros da superfície terrestre. Também para a tripulação, não há risco, pois “o Controle da Missão observou a atual trajetória orbital da bolsa e determinou que ela apresenta um baixo risco de 'recontato' com a ISS”.

De acordo com a executiva da agência espacial, nenhuma ação é necessária, visto que, por estar em uma órbita estável, a tendência é que a bolsa de ferramentas decaia na atmosfera terrestre em algum momento de março de 2024. Considerando o seu tamanho, o equipamento deverá ser completamente incinerado ao atingir a altitude de 113 quilômetros acima da superfície terrestre. 

Uma astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia) de 2022, Meganne Christian, compartilhou nas redes sociais um clipe tirado diretamente da câmera do capacete de Moghbeli mostrando o momento exato em que a maleta de ferramentas escapou para o abismo cósmico. Veja abaixo.

É possível observar a sacola de ferramentas da ISS no espaço?

Para os observadores de objetos celestes que estejam interessados em ver, além de estrelas, planetas e galáxias, também um kit de ferramentas voador, a boa notícia é que, conforme o The Register, o brilho do objeto foi classificado como uma magnitude estelar +6, o que significa que você pode observá-lo de binóculos, e até mesmo a olho nu, no momento crítico da incineração.

Como a tal bolsa de trava da tripulação está viajando dois a quatro minutos à frente da ISS, basta encontrar primeiro a estação espacial (você pode utilizar o aplicativo Spot the Starion, da NASA), e apontar seu dispositivo óptico para a frente.

Mantenha-se atualizado sobre as últimas notícias da Estação Espacial Internacional (ISS) aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite descobrir tudo que você precisa saber antes de se tornar um astronauta.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.