Pix irá simular operações de cartão de crédito, diz presidente do Banco Central

1 min de leitura
Imagem de: Pix irá simular operações de cartão de crédito, diz presidente do Banco Central
Imagem: Getty Images/Reprodução

O presidente do Banco Central do Brasil (BCB), Roberto Campos Neto, afirmou na quinta-feira (28) que pretende aproximar a “trilha” do Pix à dos cartões de crédito. De acordo com ele, a ideia é "investir cada vez mais na programabilidade da agenda".

O executivo lembrou que o sistema de pagamento instantâneo brasileiro já opera com o débito automático, para faturas de luz, telefone ou Netflix, nas quais os pagamentos são efetuados mensalmente nas contas dos usuários. Alguns bancos até permitem que os usuários usem o limite do cartão de crédito para fazer pagamentos via Pix.

“Mas a gente quer avançar essa trilha do pagamento automático para fazer o bloqueio do outro lado, eventualmente, que aí você consegue usar a trilha para simular uma operação de cartão de crédito", afirmou o executivo em entrevista ao jornal O Globo. Para ele, isso poderia resultar em operações com crédito parcelado mais baratas que as atuais.

Pagamentos internacionais via Pix na agenda do G20

Campos Neto afirmou que a internacionalização do PIX está na agenda do G20.Campos Neto afirmou que a internacionalização do PIX está na agenda do G20.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Na entrevista, o presidente do BCB falou também sobre o processo de internacionalização do Pix. Segundo Campos Neto, parte da agenda do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo, "é criar uma governança de pagamentos internacionais".

Ele afirmou que isso já está acontecendo na prática, com muitos países da América Latina já operando com o Pix, além de alguns bancos europeus.

"Outro dia me passaram mensagem que na França tinha muita gente usando Pix. Nos Estados Unidos, em Orlando, que tem bastante brasileiro, também. A gente só queria fazer um sistema de conexão que fosse mais internacional e mais barato", concluiu Campos Neto.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.