Demais! Saiba tudo sobre a atualização que promete revolucionar o Xbox One

Demais! Saiba tudo sobre a atualização que promete revolucionar o Xbox One

Último Vídeo

É inegável que a Microsoft vem trabalhando duro para melhorar todo o ecossistema em torno de seu mais recente console. A prova máxima dessa estratégia com o produto é o lançamento de uma plataforma totalmente renovada para ele, que solidifica as forças do sistema atual e apara rebarbas onde é necessário. Depois de meses em testes no Preview, a New Xbox One Experience se prepara para ser liberado ao público nessa quinta-feira (12), e, para celebrar esse grande passo, resolvemos compilar as principais novidades da atualização. Preparado?

Depois de um período de lançamento consideravelmente conturbado – com polêmicas de preço, sistema de DRM, Kinect e performance –, teve quem declarasse que o Xbox One não tinha muitas chances na chamada “guerra dos consoles”. Um trabalho massivo e incansável do pessoal responsável pelo equipamento dentro da Microsoft e a liderança criativa do carismático Phil Spencer, porém, foram capazes não só de manter o video game na jogada como fazer com que a experiência dos consumidores com ele se tornasse progressivamente melhor.

Assim, uma boa dose de correções e patches aliada a cortes agressivos no preço do aparelho e venda de bundles sem o “periférico que tudo vê” deixou os donos do brinquedinho mais felizes e, de quebra, o tornou mais interessante para novos consumidores. Anúncios de novas franquias – sim, estamos falando de Quantum Break –, a produção do badalado Halo 5: Guardians e o acordo de exclusividade temporária com o espetacular Rise of the Tomb Raider também ajudaram a conquistar quem ainda estava indeciso por abraçar a plataforma.

De qualquer modo, é possível que tudo isso ainda não se compare com a ousadia da companhia no desenvolvimento da New Xbox One Experience, que pretende mudar a maneira como os jogadores se relacionam com o XOnão e uns com os outros. O update massivo no sistema tem como base os pedidos e feedbacks dos consumidores – seja por emails, redes sociais ou testes da nova interface – e, basicamente, entrega tudo que os fãs esperavam e, claro, muito mais. Sem mais delongas, confira abaixo um apanhado geral da já querida NXOE.

1. Palavra do dia: retrocompatibilidade

Fica difícil colocar qualquer outra novidade do pacote à frente da possibilidade invejável de curtir os principais sucessos e clássicos do Xbox 360 diretamente no Xbox One, não é? Revelado durante a conferência da Microsoft na E3 2015, o recurso mostra que a empresa não brinca em serviço na hora de tentar aumentar ainda mais o valor agregado de seu novo console. A ideia básica é que os jogadores possam curtir muitos de seus títulos favoritos da geração passada com toda comodidade e os avanços da plataforma atual.

Desde que foi anunciada e ganhou uma beta, a ferramenta vem surpreendendo pela qualidade e atenção aos detalhes. Os engenheiros da companhia partiram de algo que era considerado impossível para uma tecnologia que vai além da emulação. Isso porque a retrocompatibilidade desenvolvida é capaz de importar saves antigos, permite jogatina online e dá um tapa leve no visual dos antigos títulos. Quer mais? Basta dizer que a brincadeira chega com os dois pés no peito, dando suporte a nada menos que 104 jogos. Nada mal, Microsoft, nada mal!

2. Não há lugar como a nossa Home

Quem costumava dizer que a seção inicial do console era um pouco lenta e truncada na hora da navegação pelo sistema vai precisar achar outra coisa para reclamar a partir desta semana. Com o update, a Home ficou substancialmente mais rápida, garantindo que o acesso a games, menus e outros recursos do sistema possa ser feito sem nenhum tipo de atraso. Segundo Mike Ybarra, diretor de gestão de programas da Microsoft, o desafio nessa reformulação envolveu uma meta de que a nova interface fosse pelo menos 50% mais rápida que a usada até então.

Claro que essa mudança é tão ampla que se acaba se espalhando por toda a plataforma do Xbox One – então não vamos entregar todo ouro neste item. Além do visual mais dinâmico e arrojado, o sistema ganhou uma rolagem vertical bem mais intuitiva e suave para circular entre todo conteúdo disponível no video game e a presença da badalada Cortana. Embora ainda exija o Kinect para que a brincadeira funcione, a assistente pessoal deve deixar ainda mais inteligentes e precisos os comandos de voz, permitindo que o jogador peça uma ajudinha caso empaque em alguma missão, por exemplo.

3. Não deixe os camaradas no vácuo com o novo Guia

Se antigamente a piadinha envolvia buscar algo para comer enquanto a pessoa esperava sua lista de amigos carregar durante alguma partida no XOnão ou você queria – quase que literalmente – morrer quando dava dois toques sem querer no botão Xbox e precisava aguardar momentos que pareciam uma eternidade, pode ficar tranquilo: agora, a história é outra. Graças a um trabalho exemplar na fluidez do sistema, o comando ganha muito mais utilidade e permite uma série de interações sem que você tenha que dar uma pausa na jogatina.

Com uma integração avançada o menu lateral pode ser acessado tanto navegando para a esquerda na Home quanto invocado com o botão dedicado durante as partidas – sem atrapalhar em nada a brincadeira. A ideia por trás da alteração é que o Guia deixe que você confira todas as suas notificações rapidamente – seja convites para partidas ou novas conquistas desbloqueadas –, veja o que os seus amigos estão fazendo no momento e bata um papo descontraído enquanto derrota monstros por aí.

4. C&C: Comunidade e Cortana

Por falar em interagir com os colegas, a Microsoft parece estar investindo muito de seus esforços em tornar a experiência com o Xbox One ainda mais social, unindo o público dos mais variados modos. A recém-introduzida seção Comunidade foi criada com base em apelos dos próprios jogadores e permite que eles possam indicar suas afinidades na plataforma, comentar em tópicos interessantes ou compartilhar conteúdo livremente na plataforma. A aba Atividades, por exemplo, dá uma prévia do que contatos e desenvolvedores andam aprontando.

A opção “O que está acontecendo?”, por sua vez, é a grande aposta da empresa no quesito social, oferecendo uma avalanche de conteúdo para os usuários ao compilar os assuntos mais quentes do momento na comunidade. Indeciso sobre o que fazer no console? Sem problemas, basta navegar na seção e ver quais games, transmissões e conquistas estão bombando para tentar se inspirar um pouco. O recurso também permite seguir canais específicos para receber notificações assim que um novo material com o tema estiver disponível.

5. O retorno do Avatar (o outro!)

Você se lembra das figuras presentes no Xbox 360 que eram “levemente” inspiradas nos Miis do Wii e podiam ser customizados para ficarem parecidos com o dono do console? Pois é, depois de um longo inverno, os avatares devem voltar a adornar o video game da Microsoft. Para quem estava com saudade dos bonequinhos a notícia é mais do que bem-vinda, já que nesse regresso ao sistema eles se aproveitam de todo o poderio do Xbox One para ostentar um visual mais moderno, com menos serrilhados e efeitos de sombra e luz mais refinados.

Quem costumava usar a função na geração passada e gastou uma nota em roupas e skins na lojinha do video game vai querer dar um abraço no pessoal da Microsoft, já que esse material fica disponível para ser usado nos novos avatares assim que o update da NXOE foi realizado. A interface de criação e edição também foi atualizada e ficou bastante semelhante à do Xbox app no Windows 10. Esses personagens virtuais são exibidos em perfis, postagens da comunidade e nos feeds de atividades dos usuários do sistema.

6. OneGuide para todos dominar

Qualquer um que já tenha gastado um certo tempo – e dinheiro, claro – baixando e adquirindo jogos, filmes seriados, aplicativos e outros conteúdos no Xbox One sabe que a tendência é que tudo fique relativamente “embolado”, fazendo com que algumas pessoas fiquem confusas com o que já possuem e o que ainda podem comprar ou instalar. A reformulação do OneGuide foi feita para atirar esse problema na lata de lixo e trazer uma experiência renovada para o público, dando acesso fácil a todo material favorito do dono do console.

Em vez de ser preciso navegar por diferentes abas e iniciar uma série de programas para conferir esse conteúdo, o OneGuide centraliza tudo em um único lugar. Assim é fácil ficar por dentro das produções de TV que você mais curte, dos seriados mais badalados dos serviços de streaming que você assina ou mesmo conferir os destaques nos canais dos principais apps instalados no console. Uma janela lateral ainda permite visitar a nova encarnação da loja da plataforma, com seções mais detalhadas, filtros de busca e recomendações da casa.

--

Base sólida, futuro promissor e algumas “escorregadas”

Além de todo material já citado – e que deve manter os amantes do Xbox com um sorriso de orelha a orelha por um bom tempo –, a atualização também aprimora ainda mais a integração do video game com os PCs rodando Windows 10, dá uma bela organizada nos menus de configuração e, em geral, dá uma agilidade considerável para o produto. O pacote praticamente revitaliza todo o conceito de um sistema unificado que dá conta de qualquer tipo de entretenimento da sua sala de estar – e sem que você precise deixar seus jogos de lado.

Isso faz com que a New Xbox One Experience fortaleça o console da Microsoft em dois pontos bem distintos: 1) Trazendo mudanças com profundidade suficiente para satisfazer clientes de longa data e atrair novos consumidores para o período de venda no fim de ano; e 2) Consolidando a plataforma de forma magistral, preparando terreno para melhorias pontuais e outros updates menores para 2016 em diante. Esse respiro, inclusive, pode servir para que a Microsoft avalie e até repense algumas das mudanças implementadas com o novo software.

Nada como ter tudo bem organizado, certo?

Esse poderia ser o caso do suporte aos comandos por gestos da Dahsboard do aparelho, que é removido assim que o patch é instalado e deixa na mão quem utilizava o membro para navegar pelos menus. Embora não haja um grande clamor popular por conta da mudança – já que o pessoal não parece se incomodar de usar a voz ou o controle para brincar no sistema –, os figurões da empresa garantem que, se for preciso e pedido pelos clientes o recurso pode voltar em downloads futuros. Muito justo, não é?

Por outro lado, esse futuro pode decepcionar um pouco quem esperava certas adições ao conjunto. Isso porque, apesar de a função de tocar músicas de fundo durante a jogatina estar bem próxima de ser implementada, o suporte ao kit teclado e mouse ainda não tem previsão de ser finalizado tão cedo – para que funcione dentro dos games e não apenas em conversas e navegação. A escolha pela inclusão do primeiro item, porém, é compreensível, já que a opção recebeu mais de 21 mil votos na última pesquisa realizada no portal da companhia.

O pacote Elite, com toda a certeza, é um belo passo para o futuro.

Seja como for, essa discussão sobre a implementação de novos recursos e o processo contínuo de refinamento do equipamento – com atenção especial aos desejos da comunidade – mostram que a Microsoft não poupa energia e grana para revigorar seu produto e também que não pretende parar com as novidades tão cedo. Isso acaba deixando uma única pergunta no ar: “como a empresa e o seu Xbox vão surpreender o público daqui para frente?”. Por enquanto, só resta especular e aproveitar essa batelada de gratas surpresas.

Confira todas as novidades da atualização que reformula completamente a experiência com o Xbox One. Comente sobre o update no Fórum do TecMundo Games!

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.