Saiba tudo o que já foi divulgado sobre Mass Effect 4 até agora

Saiba tudo o que já foi divulgado sobre Mass Effect 4 até agora

Último Vídeo

Depois de dois anos do lançamento de Mass Effect 3, ainda não temos uma ideia precisa de como será o quarto jogo da série. Nós sabemos que ele existe, e que a Bioware parece estar trabalhando cotidianamente nele em sua sede em Montreal. De acordo com o desenvolvedor Yanick Roy, o trabalho no quarto game da franquia começou no final de 2012, e deve demorar pelo menos mais 18 meses para ser finalizado. No momento, eles acreditam que estão mais ou menos na metade do processo de desenvolvimento do jogo.

A história e os personagens

Nós ainda não sabemos exatamente quem será o novo protagonista de Mass Effect 4, mas a Bioware já deixou claro que será alguém completamente novo. O próximo jogo não será uma continuação direta da trilogia, mas haverão certas referências a ela, provavelmente com alguns locais em comum, como a Cidadela.

Os companheiros de Shepard também não devem retornar, ainda que o vídeo divulgado na San Diego Comic-com tenha mostrados humanos e krogans jogando juntos, não temos como ter certeza ainda de quais raças estarão presentes. É possível que alguns companheiros menores, como aqueles que apareceram como figurantes de luxo em alguns DLCs tenham um pouco mais de suas histórias exploradas, mas ainda não temos como saber ao certo.

O vídeo exibido durante a convenção também sugere que o foco no multiplayer cooperativo será ainda maior do que vimos em Mass Effect 3, e também teremos o retorno de uma versão mais moderna e funcional do MAKO, o estranho veículo do primeiro título da série.

O vídeo sugere que a nova campanha se passará e uma região inédita do espaço, o que pode ajudar a Bioware a evitar conflitos resultantes do polêmico final da trilogia, começando quase que uma nova série sob os mesmos princípios dos jogos originais. A ideia é fazer uma galáxia mais fluida, trazendo de volta os mundos selvagens e pouco habitados que exigem exploração veicular.

Também é quase uma certeza que o novo jogo não se chamará Mass Effect 4, e sim um título próprio que demonstra sua individualidade perante a série. Isso faz muito sentido, afinal se trata de um personagem completamente novo com um elenco de apoio que provavelmente será inédito também e uma região distante no espaço e no tempo.

Apesar disso, os desenvolvedores deixam claro que a experiência de jogo ainda será a mesma, portanto é possível esperar todo tipo de interação com companheiros, romances, longos diálogos, muitos textos na enciclopédia local e todas as outras coisas que tornaram Mass Effect um imenso sucesso.

Sabemos que em setembro de 2013 o jogo já tinha alguns dos seus mapas em funcionamento graças aos tweets dos desenvolvedores e outros funcionários da Bioware, que deixavam claro que estavam se divertindo com as primeiras versões jogáveis do novo Mass Effect.

As imagens de Mass Effect 4

As primeiras imagens foram reveladas no dia sete de novembro de 2013, e mostravam alguns pedaços meio genéricos de arte conceitual. Algumas figuras humanoides e diferentes planetas foram mostrados nesse evento. Uma das imagens que mais chamou atenção foi a presença do Mako, que levava a legenda “inspiração para o futuro”.

A verdade é que as imagens não deixaram muito claro sobre como será este novo Mass Effect. A mairia delas se tratava apenas de artistas sorrindo para a câmera que apenas em poucas fotos mostrava realmente alguma coisa interessante.

Passado quase dois anos de desenvolvimento do jogo, Mass Effect 4 ainda não possui imagens oficiais que mostrem realmente o que podemos esperar do título.

A grande questão

Talvez a maior questão seja mesmo quando o próximo game será situado, e como ele vai lidar com os diferentes finais da trilogia. Certamente, a empresa poderia escolher um dos desfechos como oficial e seguir daí, mas a decisão sempre vai desagradar uma parcela de fãs.

Possivelmente, pelo que a Bioware declarou durante a PAX East de 2014, o novo título será muitos anos no futuro, colocando a história de Shepard no campo das lendas distantes do passado. No fim, quando perguntado diretamente sobre as consequências das ações do comandante no novo jogo, a resposta oficial da empresa foi que eles ainda não poderiam responder esta questão.

Um furo legítimo?

Durante Agosto de 2013, um grupo pequeno de 20 pessoas ganhou a chance de visitar a Bioware por dentro. O encontro era para ser altamente confidencial, especialmente no que concerne as coisas que foram vistas lá dentro. Algumas semanas depois um post em um fórum dedicado à Mass Effect, trouxe algumas novidades inusitadas...

As imagens oficiais que temos até agora são como essas aqui.

Não haviam muitos detalhes no que foi escrito, mas aparentemente o autor confirmava que o jogo se passaria depois da trilogia original. Fora isso, ele utilizaria veículos (ou pelo menos um veículo com diversas artes conceituais diferentes) e apresentaria duas novas raças para a galáxia.

O primeiro tipo de alienígena seria alto, esquelético com olhos brilhantes e teria uma personalidade arrogante. A outra raça seria antiga, como guardiões avançados, uma espécie de golens de um mundo de ficção científica. A presença destas novas espécies também aponta para uma sequência situada no futuro. Afinal, estas raças não tinham nenhuma relação com o resto da galáxia até o último jogo.

Quando poderemos saber mais sobre o jogo?

Os próprios funcionários da Bioware deixaram claro que o foco da empresa em 2014 está no lançamento e na promoção de Dragon Age: Inquisition. Desta maneira, apenas no finalzinho do ano (provavelmente durante o Video Game Awards e outros eventos semelhantes) é que começaremos a ouvir mais coisas sobre Mass Effect 4.

O antigo produtor executivo do jogo, deixou claro em mais de uma ocasião que o foco da empresa se voltará mais uma vez para franquia em 2015, e neste momento tudo começará a ser melhor explicado.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.