Moto G8 e G8 Power: tudo sobre os novos smartphones da Motorola

5 min de leitura
Imagem de: Moto G8 e G8 Power: tudo sobre os novos smartphones da Motorola

Ano passado, quando a Motorola anunciou o Moto G8 Play e o G8 Plus, ficou no ar pergunta sobre outros modelos que costumavam integrar a família G nas gerações passadas, incluindo aqui tanto o G8 de fato quanto a variante Power. Agora, a empresa revelou oficialmente a chegada ao Brasil desses dois modelos, então confia a seguir tudo sobre o Moto G8 e o Moto G8 Power.

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que houve um reposicionamento dos dois modelos dentro do planejamento da Motorola para a linha G. Enquanto na 7ª geração o modelo Power estava posicionado logo acima do Play e o G7 propriamente dito ficava um passo acima dele, na 8ª a situação se inverteu: é o G8 que vem logo após o Play e antes do Power, que só é superado pelo Plus – e isso se reflete no preço oficial dos aparelhos. Segundo a fabricante, essa estratégia é reflexo direto dos ótimos resultados do aparelho focado em longa duração de bateria.

Moto G8 e Moto G8 Power

Muito em comum no hardware

O hardware interno é um ponto em que ambos os novos celulares têm muito em comum. Os dois vêm de fábrica com o processador Snapdragon 665 da Qualcomm. Quanto às memórias, os dispositivos contam com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, sem opções adicionais de configuração.

Os dois também trazem o mesmo design, com uma tela com bordas reduzidas (exceto por um pequeno “queixo” na área inferior), telas IPS LCD de 6,4 polegadas (mas com resoluções diferentes), furo no canto superior esquerdo do display (ligeiramente menor no Power), sensor de digitais sob o logo na traseira, câmeras em organização na vertical, conector USB-C na parte inferior e entrada para fone de ouvido na superior – um par de fones intrauriculares está incluído na caixa de cada um, além de case protetor transparente.

Moto G8 e Moto G8 Power

Software com novidades

Tanto o G8 quanto o Power vêm de fábrica rodando o Android 10. Como a nova versão do sistema do robozinho verde troca os botões de navegação por gestos, os dispositivos oferecem um tutorial sobre essa funcionalidade já durante o processo de configuração inicial. Além disso, a variante da Motorola para o software da Gigante das buscas mantém a experiência de funcionamento próxima ao padrão da Google e adiciona recursos práticos do Moto Ações e Tela.

O app Moto, aliás, agora permite a configuração do gesto de torcer para que você escolha se quer continuar ativando as câmeras traseira, ou se prefere que as frontais sejam iniciadas diretamente. Outras novidades devem chegar a toda a família G8 em breve, como uma seção de dicas para uso dos recursos dos aparelhos e um modo de jogo para impedir notificações e fornecer opções rápida de compartilhamento em redes sociais durante as jogatinas mobile.

Moto G8 Power e Moto Ações

Com esses pontos em mente, vamos agora às especificidades de cada um dos novos smartphones da Motorola.

Detalhes do Moto G8

Embora o tamanho e a tecnologia da tela do Moto G8 sejam iguais aos do irmão Power, a resolução dele é limitada a HD+ (1560x720 pixels). Além disso, a margem na parte de baixo do display também é maior no modelo mais acessível, o que faz com que a altura total do aparelho seja maior, mas mantém a largura e a espessura praticamente iguais.

A câmera frontal tem 8 MP e abertura de f/2.0, enquanto na traseira estão localizados três sensores: um principal de 16 MP com abertura de f/1.7, um ultrawide de 8 MP com ângulo de 118º e abertura de f/2.2, e um macro com 2 MP e abertura de f/2.2. Embora haja um espaço que parece abrigar uma quarta lente, ali se encontra apenas um laser para melhorar o foco automático.

Alimentando esse conjunto, o Moto G8 conta com bateria de 4.000 mAh, o que a Motorola afirma render tranquilamente um dia de uso do aparelho. Na caixa, ele é acompanhado por um carregador de 10W, que segundo a fabricante oferece recarga rápida – embora não no mesmo padrão Turbo de outros de seus dispositivos.

Detalhes do Moto G8 Power

Assim como na geração anterior, o foco principal do Power é fornecer mais tempo de utilização graças à sua bateria maior. Com as reservas de 5.000 mAh do smartphone, a Motorola promete até dois dias de uso – mediano, sem exageros – antes que seja necessário recarregar o aparelho. Além disso, ele vem acompanhado na caixa por um carregador Turbopower de 15W, o que reduz o tempo que ele precisa ficar ligado à tomada.

Mas essas não são as únicas diferenças do G8 Power com relação ao seu irmão. Com bordas ligeiramente menores acima e abaixo da tela, ele traz um corpo um pouco menos alto, e a tela IPS LCD, embora tenha as mesmas 6,4 polegadas do G8, nele vem com resolução Full HD+ (2300x1080 pixels).

Nas câmeras traseiras, o Power tem o mesmo conjunto de três câmeras do irmão (principal de 16 MP, ultrawide 118º de 8 MP e macro de 2 MP), mas soma a isso um quarto sensor: um telefoto de 8 MP com zoom ótico de 2x e abertura de f/2.2, que toma o lugar o foco laser do G8. É a primeira vez que a linha G recebe esse tipo de câmera. Na frontal, o sensor tem 16 MP, abertura de f/2.0 e conta com a tecnologia Quad Pixel para produzir imagens melhores em situações de baixa luminosidade, mas quem desejar pode desativar o recurso para fazer capturas na resolução total.

Quanto custam e quando chegam?

Os dois novos aparelhos da família G da Motorola estarão disponíveis oficialmente nas lojas e operadoras brasileiras já nesta quinta-feira (dia 5 de março). O Moto G8 chega nas cores branco prisma e azul capri com preço sugerido de R$ 1.299. Já o Moto G8 Power está disponível nas tonalidades preto titânio e azul atlântico e sai por R$ 1.599.

Questionada sobre os motivos que levaram à decisão de não trazer ao Brasil o Moto G Stylus, variante lançada no exterior acompanhada por uma caneta, a fabricante afirmou que o celular foi pensado mais para o mercado norte-americano e, após análises do o mercado brasileiro, não foi enxergada a necessidade de trazer esse modelo.

Moto G8 e Moto G8 Power

-----

E aí, o que você achou dos novos smartphones da popular família de intermediários da Motorola? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo. Confira também o nosso vídeo de unboxing e primeiras impressões dos dois dispositivos.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.