Voxel

Para os saudosistas: confira um gameplay da versão pré-Alpha de Tomb Raider

Último Vídeo

Sem sombra de dúvidas, o primeiro Tomb Raider (de 1996) foi um dos jogos revolucionários do gênero 3D, que ainda caminhava a passos curtos nessa nova ideia tridimensional. O game acabou sendo o pai (ou seria mãe?) dos atuais títulos de aventura, apresentando mecânicas de escaladas, tiroteios e um enredo de aventura no estilo Indiana Jones nos videogames. Se você é fã da obra, provavelmente vai querer ver o gameplay da versão pré-Alpha dele acima.

Apesar de ser uma comparação um tanto minuciosa, é possível reparar alguns detalhes que deixaram o game na versão final e algumas outras mudanças mais sutis, incluindo detalhes da jogabilidade e alguns bugs corrigidos.

O gameplay que abre esta matéria traz a icônica Lara Croft em um cenário que seria posteriormente a fase de Vilcabamba, com a protagonista usando óculos de sol o tempo todo (Lara raramente os utilizou durante a jogatina), com pulos maiores e mais potentes, e com uma câmera livre, algo que nunca chegou ao game final (na época, o PlayStation nem tinha controles com analógicos).

Apesar de não ter muito conteúdo para assistir, é interessante ver que até mesmo os títulos mais clássicos tiveram versões Alpha ou Beta (assim como o famosos Resident Evil 1.5) e com conteúdo e mecânicas diferentes das que vimos na versão final da obra. Certamente, não há nada de espetacular no vídeo, mas ele serve para compor um acervo histórico da nossa agraciada, mas ainda pequena, era de videogames modernos.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.