Voxel

Se GTA V fosse um filme, seu sucesso seria bem menor do que você imagina

Último Vídeo

GTA V está em vias de se tornar o maior sucesso do mercado de games no ano de 2013, já tendo alcançado marcas incríveis, como arrecadar US$ 1 bilhão nos primeiros três dias nas lojas. Sites voltados para games bradaram que esse era o maior lançamento midiático dos últimos anos, mas uma breve análise mostra que se GTA V fosse um filme, talvez o número de cópias vendidas não fosse tão impressionante assim.

De acordo com o site Slashfilm, com informações divulgadas pela Rockstar Games, caso Grand Theft Auto V fosse um longa-metragem, considerando o número de cópias vendidas até o momento (29 milhões), ele teria uma bilheteria que ficaria atrás de filmes como “Space Jam”, “Fogo Contra Fogo” e “Besouro Verde” no ranking dos filmes mais vistos, na 453ª posição.

Esse cálculo foi feito levando em consideração o preço médio do ingresso de cinema nos EUA, US$ 7,84. Se o game tivesse acumulado esse valor para cada cópia vendida, ele teria arrecadado US$ 227,4 milhões.

O site cria uma comparação com um lançamento dos cinemas em 2013, “Universidade Monstros”, que arrecadou mais de US$ 742 milhões de dólares nas bilheterias ao redor do mundo. Isso indica que, aproximadamente, 80 milhões de ingressos foram vendidos para assistir ao filme, o que seria quase o triplo de pessoas que compraram GTA V.

Valor elevado = mais horas de diversão

O site Slashfilm apresenta um ponto interessante, que é a diferença do valor entre ingresso de cinema e tempo de entretenimento proporcionado. Enquanto um ingresso custa quase US$ 8 e apresenta, no máximo, 2 horas e meia de entretenimento, jogos podem proporcionar, dependendo do título, mais de 60 horas de diversão por US$ 59,99.

Img_normal

Mesmo assim, seria leviano colocar a indústria de games acima de outras formas de mídia, como o cinema e música, já que os valores dos produtos (tanto jogos quanto consoles e acessórios) são bem maiores que os praticados por ingressos para um filme ou um disco de algum artista.

O site finaliza afirmando que a marca de GTA V é realmente impressionante, mas, dentro do escopo da indústria de games. Colocá-lo ao lado do número de cópias e pessoas que vão assistir a um blockbuster de Hollywood pode diminui (muito) a sua incrível marca de vendas.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.