Conheça o projeto de luzes que é mais forte que 20 mil sóis

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o projeto de luzes que é mais forte que 20 mil sóis

Um sol tem muita energia, isso é um fato. A nossa vida, o nosso ecossistema e o funcionamento do planeta dependem dele. E se nós contássemos que um grupo de cientistas europeus criou um sistema que reproduz luminosidade equivalente à de 21,7 mil sóis. Exato, esse é o número bruto que o projeto conquistou.

Ok, vamos explicar melhor. Trata-se de um equipamento construído para testar alguns materiais em situações extremas e que reproduz a luz e radiação igual à quantidade absurda de sóis mencionada acima. Se você está pensando que um simples raio do aparelho é capaz de fulminar qualquer coisa, também não é assim. Somente nos pontos focais das lâmpadas é que a intensidade atinge o valor supracitado.

Projeto capaz de produzir energia equivalente à de 21,7 mil sóis

Do que ele é feito?

O aparelho foi criado em grande parte pelo Instituto Federal de Tecnologia Suíço de Lausanne (EPFL na língua nativa), trata-se de um projeto montado de uma maneira relativamente simples, mas que escala em níveis extremos. Basicamente, a estrutura consiste em 18 lâmpadas postas em dois círculos concêntricos em volta de meia esfera virtual com dois metros de diâmetro.

Cada lâmpada consiste em um refletor em forma de copo iluminado por um xênon, que lança raios de luz que são refletidos em diversos espelhos, que focam um único ponto. Em suma, uma fonte luminosa extremamente concentrada que, quando está na potência máxima, alcança a energia de 21,7 MW m-2 (megawatts em um espaço muito pequeno), uma energia equivalente ao que um deserto recebe ao longo do dia.

Em suma, essa quantidade de energia enorme serve para fins científicos, como pesquisas que testam a reação em altas temperaturas ou exposição à luz, captação de energia solar e muito mais. No geral, todo o potencial do equipamento não é utilizado com frequência, pois muitos materiais não aguentam a carga.

Entretanto, é essencial que ele exista a possibilidade de atingir níveis de energia altos para quando for necessário. O equipamento é tão grande que ocupa uma sala inteira do Laboratório Ciência de Energias Renováveis e Engenharia.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.