The Division: tudo sobre a Dark Zone e como fazer para aproveitar mais

7 min de leitura
Imagem de: The Division: tudo sobre a Dark Zone e como fazer para aproveitar mais

Antes de qualquer coisa: se você ainda não viu nossa análise de Tom Clancy's The Division, corre lá para conferir!

A Dark Zone, ou Zona Cega, é um dos principais destaques em The Division. No contexto do game, ela foi a área onde o vírus mutado da varíola teve uma incidência significativamente maior do que no restante da cidade de Manhattan. Por isso, o governo e a guarda nacional decidiram isolar a região e transformá-la numa área de quarentena.

Depois que as forças armadas evacuaram a cidade, no entanto, ela virou uma terra de ninguém. As facções inimigas se aproveitaram da situação para entrar lá e tomar conta dos melhores equipamentos que foram deixados às pressas pelos militares – e é isso que você, no papel de agente da Division, deve estar bem interessado em pegar, já que um conjunto melhor de apetrechos facilita consideravelmente sua jornada pela campanha.

As entradas da Dark Zone já dão uma noção de que se trata de um lugar pouco amigável

A mecânica do jogo, porém, é o que faz da Dark Zone um lugar especial: apesar de contar com inimigos NPCs que você deve enfrentar, ela também é uma área que permite o confronto entre os jogadores – o chamado PvP (Player versus Player). Embora não seja obrigatório confrontar outros agentes, é preciso estar constantemente atento: eles podem estar interessados no que você coleta lá dentro.

Como chegar na Dark Zone?

A Dark Zone fica localizada na parte superior do mapa de Manhattan e é destacada permanentemente em vermelho. Ela pode ser acessada por diversos pontos de checagem ao longo de suas imensas paredes de bloqueio, que dão acesso às diferentes seções que determinam o nível dos inimigos que você poderá encontrar – quanto mais próximo do topo e "dentro" da Dark Zone, mais difíceis eles serão.

Apesar de poder ser acessada praticamente durante qualquer momento do jogo, o recomendado é que você atinja o nível 10 para garantir que não será massacrado, já que morrer lá dentro significa perder experiência e itens que você eventualmente coleta. Assim que você chegar lá, é hora de começar a exploração.

É importante entender que a experiência que você ganha lá dentro é separada daquela que você recebe durante as missões da campanha. Sendo assim, se você entrar com um determinado nível de personagem, ele se manterá independente do quanto você evolua dentro da Dark Zone – mas o seu progresso lá dentro evolui bastante e é útil para que você possa utilizar os equipamentos que são vendidos por lá.

O que há para se fazer na Dark Zone?

Muita gente comenta que quando foi para a Dark Zone, ficou sem saber o que fazer. Não existe uma missão específica ou um objetivo marcado no mapa. É por isso que lá predominam as características de jogos survival: você deve explorar.

O motivo de entrar na Dark Zone é buscar um loot, entre equipamentos e armas, melhor do que o existente na área comum. Você consegue isso de três formas: derrotando os NPCs que você encontra nas suas andanças lá dentro, pelas caixas de loot ou, na pior das hipóteses, roubando de outros agentes – falaremos logo sobre os dois últimos itens.

Tudo que você coleta dentro da Dark Zone não pode ser usado de imediato e precisa ser extraído em pontos específicos. Enquanto seu equipamento não é despachado, você fica com uma bolsa amarela pendurada junto à sua mochila – e esse indicativo de que você tem algo que pode ser valioso é visível para todos os jogadores.

A bolsa amarela indica que você está carregando algo que pode ser valioso para outros jogadores

O processo de extração, uma vez iniciado, leva 120 segundos para ser concluído: 90 para a chegada do helicóptero e mais 30 para que você coloque sua bolsa na corda. O detalhe é que todos os outros jogadores que estão próximos são avisados de que você disparou o sinalizador e, a partir daí, são dois caminhos: ou eles te ajudam a enviar seus itens (e aproveitam para extrair os deles) ou eles podem te matar, roubar seu loot e extrair. É por isso que você deve estar SEMPRE atento.

Os NPCs também são alertados e frequentemente invadem o ponto de extração próximo da chegada do helicóptero, por isso é altamente recomendável que você planeje tudo com antecedência e se prepare para um combate quase inevitável.

A partir do momento que o sinalizador é disparado, são 90 segundos de tensão

Um aspecto importante é que, até você chegar ao nível 30 com seu personagem e alcançar o mesmo índice para a Dark Zone – os progressos são distintos –, você tem algumas "Caixas da Dark Zone" espalhadas pela área.

Elas geralmente contemplam equipamentos muito bons, mas precisam de chaves específicas para ser abertas. Para consegui-las, você deve derrotar os grupos de NPCs e torcer para encontrar alguma em meio ao loot. Geralmente essas caixas ficam localizadas em áreas que são cercadas por inimigos, por isso é bom ter muito cuidado.

Como funciona o PvP na Dark Zone?

Por ser uma área com possibilidade de confrontos PvP, não são somente os NPCs que são um perigo – mas isso vale também para você, caso tenha intenções mais perversas em suas aventuras desbravando a Dark Zone.

Ao atirar deliberadamente em outro agente, você ativa o chamado "protocolo Rogue": seus indicadores saem do costumeiro laranja para um vermelho vivo e uma caveira com um contador mostram quanto tempo você ainda tem até que tudo volte ao normal.

Nível Rogue: quanto mais alto, maior a recompensa para você, caso sobreviva, ou para seus inimigos, caso você seja morto

Vale apontar que, quanto mais bagunça você fizer (leia-se: quanto mais gente você matar), maior o seu nível de Rogue, que pode chegar até 5 – o que dá início a uma caçada pela sua cabeça. A questão aqui é que todos os jogadores da mesma sessão são alertados de que você virou Rogue e passam a saber onde você está, já que uma caveira vermelha entrega sua posição no mapa.

Se eles te matarem, eles recebem uma premiação em XP e dinheiro, além de, claro, poderem ficar com o seu loot. Você, por outro lado, perde uma quantia considerável de XP e pode perder itens valiosos como chaves para as caixas da Dark Zone. No entanto, se você sobreviver, é você que recebe o bônus em XP e dinheiro. Quanto maior o seu nível de Rogue, maior a recompensa para os dois lados – uma perfeita relação de risco e recompensa que você deve avaliar se vale a pena ou não.

Quanto maior o seu nível de Rogue, maior a recompensa para os dois lados – uma perfeita relação de risco e recompensa que você deve avaliar se vale a pena ou não

Vale apontar que, na primeira semana, a galera estava bem calma e dificilmente se via um Rogue por aí, mas, devagarinho, um ou outro jogador está começando a botar as asinhas pra fora.

Como sobreviver à Dark Zone?

Ao contrário do que muita gente pensa, é possível sim explorar a Dark Zone completamente sozinho. Para isso acontecer, no entanto, é preciso ter em mente algumas coisas:

  • Tente entrar na Dark Zone a partir do nível 12 e certifique-se que você está bem equipado
  • Use e abuse dos emotes para indicar suas intenções para outros agentes
  • Tenha paciência: sozinho você vai levar muito tempo para acabar com os grupos de inimigos
  • Lembre-se de utilizar os consumíveis (água, comida enlatada, munições especiais) e granadas – muitas delas
  • Depois de encher sua bolsa de loot, retorne para um ponto de checagem e recarregue toda sua munição: dificilmente sua extração será tranquila
  • Caso você encontre algum outro jogador mais amigável, considere a opção de juntar-se a ele num grupo para que vocês trabalhem juntos
  • Procure ajustar seus talentos e habilidades de forma equilibrada entre ataque e defesa

Caso você vá desbravar a Dark Zone em grupo, tudo fica mais tranquilo, mas não necessariamente fácil: fique atento à forma como você está construindo seu personagem para garantir que tudo seja bem coeso, com cada jogador desempenhando um papel específico – seja como fonte de dano, como suporte de ataque ou defesa ou ainda um tanque para absorver os danos.

O que mais a Dark Zone oferece?

Além da experiência multiplayer fantástica e do loot melhor, a Dark Zone também conta com vendedores que tem algumas coisas bacanas uma vez que você atinja o nível 30: são os esquemas para que você construa os melhores equipamentos que o jogo pode oferecer.

Se você não chegou lá ainda, não se preocupe: os vendedores nos pontos de checagem também oferecem alguns equipamentos bacanas que podem te ajudar na sua exploração até que você atinja uma determinada classificação ou consiga alguma coisa melhor.

Agora que você já sabe praticamente tudo sobre como funciona a Dark Zone, é hora de explorar. Boas aventuras, agentes!

Qual foi a experiência mais maluca que você teve na Dark Zone de Tom Clancy's The Division? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.