Como editar os mapas do Google Maps usando o Chrome ou Android

1 min de leitura
Imagem de: Como editar os mapas do Google Maps usando o Chrome ou Android

No final de março, o Google anunciou que encerraria a ferramenta Map Maker, que permitia editar mapas dentro do Google Maps. A empresa tomou a decisão depois que um usuário desenhou o robô do Android urinando no logo da Apple no serviço. Quase um mês depois, a companhia confirmou o retorno de algumas funções até então disponíveis no Map Maker com o lançamento do Local Guides.

O Local Guides nada mais é do que uma comunidade formada por usuários voluntários que podem escrever análises, compartilhar fotos, responder perguntas, checar informações adicionais e incluir ou editar lugares dentro do Google Maps. Os colaboradores enviam suas sugestões, que posteriormente são analisadas por um grupo de moderadores da gigante das buscas. Apenas usuários comuns e maiores de 18 anos podem se inscrever, e empresas, marcas e organizações não estão qualificadas para a iniciativa.

O Google tem um guia completo para o Local Guides, e interessados em participar do programa podem preencher um cadastro neste link.

No entanto, uma das opções disponíveis e aberta para todos é a possibilidade de alertar o Google para editar rotas e segmentos de ruas, estradas e avenidas aí na sua cidade, direto do tablet, PC ou smartphone. Para isso, abra o aplicativo do Google Maps e clique no ícone de menu no canto superior esquerdo da tela até encontrar a aba "Enviar feedback". Uma nova página irá abrir; clique no primeiro item da lista, "Editar o mapa", para visualizar todas as vias próximas à sua localidade.

Se houver alguma rua diferente, toque sobre ela (você pode selecionar mais de uma área) e depois em "Próximo" para relatar que tipo de problema se passa naquele local: se a via está desenhada incorretamente, se a mão única/dupla está incorreta, se é uma rua sem saída (fechada) ou se trata de um endereço particular. É possível selecionar todas as opções ou adicionar uma nota caso não encontre o problema na lista.

Feito isso, basta clicar em "Enviar" no topo direito da tela para mandar o resumo das informações. Pronto: é só aguardar um e-mail da empresa sobre o status das suas edições.

Por enquanto, a edição de mapas no Google Maps só pode ser acessada pelo navegador Chrome ou em aparelhos móveis equipados com o sistema operacional Android. Não se sabe se o recurso será lançado para a versão do Maps para iOS.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.