Game Boy, portátil que inaugurou esse mercado à Nintendo, completa 30 anos

Game Boy, portátil que inaugurou esse mercado à Nintendo, completa 30 anos

Último Vídeo

O Game Boy, membro inaugural de uma longa família de portáteis da Nintendo, foi lançado 30 anos atrás, em 21 de abril de 1989. Após a linha Game & Watch, que experimentava com o conceito de jogos portáteis, o Game Boy foi o primeiro portátil da marca com cartuchos intercambiáveis e, portanto, uma vasta biblioteca de jogos.

Fruto da cabeça do inventoso Gunpei Yokoi, o Game Boy se destacava pela sua simplicidade: uma pequena tela monocromática, gráficos 8-bit, e os mesmos poucos botões do NES. Apesar disso, o portátil foi um sucesso estrondoso, começando pelo título de lançamento Tetris, que vendeu mais de 35 milhões de cópias.

Muitas empresas tentaram concorrer com o Game Boy, lançando portáteis mais modernos e poderosos durante os anos 1990, entre eles o Sega Game Gear, o Atari Lynx e o TurboExpress. Apesar de gráficos coloridos e, no caso do TurboExpress, paridade com consoles 16-bit da época, ninguém conseguia competir com o Game Boy em preço, biblioteca, portabilidade e longevidade das pilhas.

O reinado da Nintendo sobre o mundo dos portáteis foi consolidado em 1996, com o lançamento de Pokémon Red e Green no Japão, que em pouco tempo tornou-se um fenômeno mundial e é até hoje uma das franquias de entretenimento mais lucrativas da história. Somando as versões Blue e Yellow, o título vendeu mais de 45 milhões de cópias.

Após quase dez anos no mercado, o Game Boy recebeu sua principal atualização. O Game Boy Color foi lançado em 1998 com uma tela colorida e outros aprimoramentos de hardware, além de um tamanho reduzido e a necessidade de apenas duas pilhas ao invés de quatro. O modelo continuava compatível com toda a biblioteca do Game Boy, mas também contava com jogos aprimorados ou exclusivos para ele.

Contando todos os modelos, o Game Boy vendeu 118 milhões de unidades entre 1989 e 2003, sendo hoje o terceiro dispositivo de video games mais vendido da história, atrás apenas do PlayStation 2 e do Nintendo DS.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.
Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários