Podcast Flow anuncia saída de Monark após fala sobre nazismo

2 min de leitura
Imagem de: Podcast Flow anuncia saída de Monark após fala sobre nazismo
Imagem: Reprodução/YouTube Flow

Atualização às 16h53Após a repercussão, o Estúdio Flow se posicionou, afirmando que o podcast surgiu de um sentimento de "liberdade, pluralidade e transparência" e que não compactua com a ideia defendida pelo youtuber Monark no último episódio. "Reforçamos nosso compromisso com a Democracia e Direitos Humanos, portanto, o capítulo 545 foi tirado do ar. Comunicamos também a decisão que a partir deste momento, o youtuber Bruno Aiub @Monark, está desligado dos Estúdios Flow".

Na última segunda-feira (7), foi ao ar o episódio mais recente do podcast Flow, que deu o que falar nas redes sociais após uma declaração do apresentador Bruno Aiub (Monark), em que defendia a criação de um partido nazista no Brasil.

"A esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical, na minha opinião. Eu sou muito mais louco que todos vocês. Acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido", disse o apresentador, que logo foi rebatido pela deputada federal Tabata Amaral (PSB), convidada do episódio.

A declaração foi amplamente criticada nas redes sociais e os termos "Monark" e "Nazismo" ficaram entre os termos mais comentados no Twitter desde a noite de ontem.

Fim de contratos

A repercussão fez grandes marcas que patrocinavam o programa a encerrar o contrato. Entre elas, iFood, Flash, WiseUp, Bis, Insider, Blaze, Ragazzo, Amazon Music, Amazon Prime Video e Puma.

Em comunicado oficial, o iFood afirmou que não mantém mais relação comercial com o Flow desde novembro do ano passado. Já a Flash Benefícios afirmou que é preciso "agir diante de um absurdo como esse" e confirmou que já rompeu formalmente com os Estúdios Flow.

As marcas Bis, Puma e Mondelez afirmaram que não são mais patrocinadoras do podcast e que fizeram apenas participações pontuais no programa. "Já havíamos pedido para nosso logo ser retirado como patrocinadores e reforçamos isso novamente", disse a Puma em comunicado.

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro também rompeu o contrato com os Estúdios Flow, que transmitia os jogos do Campeonato Carioca.

Além da perda de contratos, o programa também perdeu convidados já confirmados na programação do Flow Sport Club. Um deles foi o ex-treinador Zico, que cancelou sua participação no episódio desta terça-feira (8).

O jornalista esportivo Benjamin Back, de descendência judaica e que participou do programa no ano passado, pediu que a sua entrevista seja retirada do ar. "Se eu soubesse que vcs apoiam o nazismo, jamais teria participado desse podcast! Inclusive, gostaria que o meu episódio fosse retirado do ar, pois não compactuo com esse tipo de pensamento! Triste de saber que vcs pensam assim, tolerar e apoiar o nazismo é inadmissível”, escreveu ele.

Ainda na madrugada de ontem, após a repercussão da fala, o apresentador publicou um pedido de desculpas em seu Twitter, afirmando que estava bêbado na hora da gravação.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.