Voxel

Share Play permitirá que você até ganhe troféus por outros! Veja detalhes

Último Vídeo

O recurso Share Play foi um dos maiores atrativos do PS4 quando o console foi anunciado na E3 2013. Com a promessa de chegar ao aparelho em seu “primeiro ano de vida” – promessa feita pela própria Sony na ocasião –, a função finalmente chegará por meio do update 2.0, codinome “Masamune”, nesta terça-feira, dia 28.

O vídeo acima dá uma demonstração do que está por vir. A empresa descreve o recurso como um “auxiliar virtual” ao permitir que o usuário crie uma sessão cooperativa online com um amigo pelo período de uma hora de cada vez. A parte mais interessante, e que deu o status célebre ao Share Play, é que o amigo “contribuinte” não precisa ter uma cópia do jogo e pode curtir a jogatina com o anfitrião por 60 minutos.

Além de tudo que você já conferiu por aí, segue um resumão com as opções que acompanham o recurso:

  • Share Screen: basicamente, é como o nome em inglês já diz: você compartilha sua tela com um amigo, permitindo que ele seja o espectador. Essa opção é ideal para donos de PS4 que querem dar dicas aos amigos. Não é necessário ser assinante da Plus para usufruir da função;

  • Hand over my controller (“Passe seu controle”, em tradução livre): aqui, você pode passar o controle a um amigo, virtualmente, e assistir à jogatina. Seu amigo não precisa ter o jogo e nem sequer fazer o download dele para usufruir dessa opção, que é perfeita para apresentar novos jogos aos amigos. Aqui, o host precisa ser assinante da Plus, mas o convidado não;

  • Hand over another controller (“Passe outro controle”, em tradução livre): se um game aceita multiplayer local, você pode ter o seu amigo como o player 2. Também não é necessário possuir ou fazer download dos arquivos do jogo para usar essa função (tudo é feito por streaming). Aqui, os dois jogadores precisam ser assinantes da Plus.

Não consigo platinar esse jogo... Não, pera!

Algumas dúvidas naturalmente começaram a pairar sobre a cabeça dos jogadores. “Ué, mas se outro joga por mim, os troféus também são desbloqueados e vão para o meu perfil, certo?”. Certo! É isso mesmo. O gerente de relações públicas da Sony, Andrew Kelly, confirmou a informação em uma postagem no PlayStation Blog. “Os troféus ganhos durante o Share Play serão refletidos na conta do host, não na do visitante”, explicou o executivo.

Em outras palavras, o host é sempre aquele que vai se dar bem na história. O recurso é interessantíssimo na medida em que permite que outros possam ajudá-lo com aquele troféu capenga que falta na coleção de um determinado jogo para você alcançar a platina. Tipo o “jogo da bebedeira” de Watch Dogs.

E depois dos 60 minutos? Acabou? Não pode repetir? Sim, pode! E não há limite de sessões

Outra dúvida é com relação ao tempo-limite: basicamente, o jogador e seu amigo têm apenas 60 minutos para concluir uma sessão. Depois disso... Basta pausar e iniciar uma nova! E não há limite para o número de sessões que um jogador pode iniciar com a mesma pessoa. Portanto, o teto de uma hora virtualmente não existe, pois basta pausar e iniciar uma nova sessão na sequência.

Então por que cargas d’água existe o limite de 60 minutos? Na humilde opinião deste redator que vos escreve, a medida certamente é adotada para que exista um controle, para que jogadores não passem horas a fio sobrecarregando servidores. A pausa a cada 60 minutos é sadia e necessária.

O Share Play será disponibilizado na atualização desta terça-feira, dia 28, que trará aos usuários o firmware 2.0.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.