Voxel
65
Compartilhamentos

Shuhei Yoshida fala sobre a criação do botão “compartilhar” do PS4

Último Vídeo

Fonte da imagem: Divulgação/Sony
O PlayStation 4 ainda não chegou, mas já começa a ter boas histórias de seus bastidores. A da vez foi revelada por Shuhei Yoshida, presidente mundial dos estúdios da Sony Computer Entertainment (SCE), e trata da implementação do botão “share” (compartilhar) presente no DualShock 4.

Em entrevista sobre o processo de criação do PS4, Yoshida conta que foram meses de discussão sobre a concepção das caraterísticas sociais do aparelho, ou seja, dos recursos para compartilhamento de informações.

Em um ponto, com todos os estúdios da companhia envolvidos no debate, uma ideia vinda da sucursal de Santa Mônica, EUA, resolveu o problema: adicionar no joystick um botão específico para compartilhar coisas com seus contatos. Segundo Yoshida, a ideia foi aceita de pronto por toda a equipe.

“Após o núcleo de hardware, a CPU e a GPU, foi decidido que o projeto passaria a discutir e desenvolver como seria a experiência de usuário das pessoas que jogassem no PS4”, afirma Yoshida à revista especializada em games Edge.

Fonte da imagem: Divulgação/Sony
“Então, formamos equipes interfuncionais de pessoas da equipe de hardware a SCEI, dos estúdios internacionais e dos serviços de rede da Sony para reuniões quase todos os meses. E Mark [Cerny] esteve fortemente envolvido e liderando algumas discussões. E a ideia de compartilhamento e integração com redes sociais foi fortemente discutida”, prosseguiu o presidente mundial da SCE.

A solução: botão para compartilhar

“Penso que foi [o diretor criativo] Nathan Gary, nos estúdios de Santa Mônica, que sugeriu isto: que tal adicionar um botão dedicado no controle de forma que todo mundo pode apenas pressioná-lo para compartilhar?”, conta Shuhei Yoshida.

O presidente dos estúdios Sony relata ainda que a ideia foi considerada brilhante por toda a equipe e aceita quase que imediatamente. Isso significa que compartilhar conteúdos da sua jogatina vai ser muito mais simples no PS4, tão simples quanto pressionar um único botão no joystick.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.