Mixcder E10: cancelamento de ruído com preço acessível [Review]

5 min de leitura
Imagem de: Mixcder E10: cancelamento de ruído com preço acessível [Review]
Imagem: Marcelo Costa / TecMundo

* Por Marcelo Costa

Em tempos de confinamento, nada melhor que isolar qualquer ruído externo para poder se concentrar ao trabalhar de casa. Quem busca uma opção acessível de fones de ouvido Bluetooth com cancelamento de ruído, o Mixcder E10 é uma ótima pedida. Além de trazer uma qualidade de som acima da média, o aparelho conta características que impressionam pelo preço.

Não estranhe caso não tenha ouvido falar muito desta marca aqui no Brasil, eles são bem mais conhecidos pela Europa, Japão e EUA – país sede da empresa. Oferecendo uma gama diversificada de headphones ao consumidor final, são conhecidos pela boa relação entre custo-benefício. Agora, após mais um de um mês de uso, separamos abaixo o que nos chamou mais a atenção e o que poderia melhorar no modelo.

Confortável e bonito

Disponível apenas na cor preta, o Mixcder E10 conta com um belo polimento do lado exterior que recobre as orelhas, um acabamento anodizado que se acentua entre as partes de plástico do produto e evita marcas de dedo durante o uso. As espumas que recobrem as orelhas são bem macias e bastante confortáveis, assim como o aro que recobre a cabeça tampouco causa pressão indesejada, permitindo horas e horas de uso prolongado. Os fones são retráteis e podem ser dobrados para ocupar menos espaço ao levá-los em uma mochila, por exemplo.

Mixcder E10Mixcder E10

A caixa do produto conta com itens essenciais para qualquer headphone Bluetooth que se preze e traz um estojo resistente para transporte, um cabo de alimentação Micro-USB, um adaptador para conexão em assentos de avião e um cabo de conexão de áudio.

A bateria tem uma duração estimada de 30h em Bluetooth e até 60h se conectado pelo cabo de áudio, e segundo a fabricante, é possível obter 3h de bateria com apenas 5 a 8 minutos de carregamento. Uma pena que a conexão não seja por USB-C, que poderia levar ainda mais carga de bateria em menos tempo.

Muitos botões e LEDs um lado só

O modelo conta com quatro botões físicos, mas estranhamente estão todos situados do lado direito. Um de energia, outros dois para avançar ou voltar a faixa de música e outro para ligar o ANC (cancelamento de ruído ativo, da sigla em inglês). É preciso decorar a ordem de todos para querer utilizá-lo regularmente.

O interessante aqui é que é possível aumentar ou diminuir o volume da música ao apertar os botões para avançar ou voltar as faixas, e segurá-los para saltar as faixas. Uma solução inteligente para não termos que recorrer ao smartphone para fazer isso. Infelizmente, não há nenhum botão para pausar o que estiver ouvindo. O mesmo também daria a possibilidade de aceitar ou recusar chamadas quando em movimento. É realmente uma pena não terem incluído esta opção.

Algo que chama a atenção são os LEDs da cor azul que se acendem tanto ao lado do botão de energia (intermitente) e outro logo abaixo do ANC (fixo). Estas luzes podem se tornar incômodas ao longo do uso, caso esteja em um ambiente escuro, ou chamam a atenção em uma chamada de vídeo.

Ok, mas e as características?

O Mixcder E10 conta com a recente versão Bluetooth 5.0, que garante uma conexão rápida e estável do seu device a uma certa distância – para quem gosta de deixar o smartphone em um lugar da casa e caminhar pela casa, por exemplo. O aparelho, infelizmente, pode se conectar a apenas um device por vez, deixando o tedioso processo de desconectar de um device para conectar a outro para o usuário.

O E10 utiliza codecs como AAC, AptX, e AptX Low Latency, sendo os dois últimos responsáveis por uma reprodução de música com frequências superiores. Tendo em vista que a construção física do aparelho conta com drivers de 40mm (o “padrão” utilizado em modelos de alta gama, como dos concorrentes Sony e Bose), é possível ter uma ideia que a qualidade de som aqui.

E como soam?

É realmente impressionante conectar o aparelho e ouvir música nele pela primeira vez. A qualidade de som que o modelo é extremamente rica e cheia de detalhes. O que mais chama a atenção é como o contrabaixo em músicas é bem acentuado e já vem como padrão do modelo, algo que pode agradar ou desagradar ouvintes afora, mas vai do gosto pessoal de cada um. Lembrando que é possível utilizar um equalizador terceiro em seu device para ajustar os níveis de baixo ao seu agrado.

Mixcder E10Mixcder E10

Quem já utilizou fones de ouvido de outras marcas já citadas aqui, pode sentir falta de um software da Mixcder para equalizar as frequências ao gosto próprio. Isso não pode ser levado em conta, tendo em vista que este é um produto de custo-benefício, e um aplicativo destes teria seu custo embutido no preço final do produto.

Reverberação bem presente

Algo que causa estranhamento ao ouvir música por longos períodos é um aparente efeito de reverberação presente no som. Parece que este efeito já vem embutido, como uma forma de “embelezar” o som reproduzido – e definitivamente não conta a seu favor. O efeito de reverb pode soar incômodo para ouvidos mais exigentes.

As frequências médias também parecem mais apagadas que o normal aqui, algo que, novamente, pode ser ajustado com um aplicativo terceiro. Caso busque por uma equalização mais neutra logo ao conectar seu smartphone e não perder tempo com equalizações, este talvez não seja o modelo mais indicado para você.

Isolamento eficiente

O Mixcder E10 utiliza uma tecnologia híbrida de cancelamento de ruído proprietária, disponível através do chip ANC V4, que promete bloquear em até 96% de ruídos de baixa frequência do dia a dia. É possível notar um bom isolamento ao utilizar os fones ao longo do dia, bloqueando ruídos baixos e abafando qualquer distração.

O misto entre cancelamento ativo e passivo é aparente, e o último sendo mais perceptível que o primeiro, mas de qualquer forma não influencia em nada a qualidade da característica do produto, cujo cancelamento de ruído total é bem competente.

Microfones

Para muitos que têm sorte de poder trabalhar desde casa, um fone de ouvido que possa ser usado em vídeo chamadas é essencial hoje em dia para o home office. Com um microfone situado em cada lateral, o E10 obteve um resultado bastante satisfatório durante chamadas telefônicas e em vídeo conferências. É possível ouvir com nitidez as pessoas e quem te escuta do outro lado da linha também ouve perfeitamente.

Mixcder E10Mixcder E10

Conclusão

Vale a pena adquirir um modelo E10 da Mixcder? Pelo preço disponível atualmente na loja AliExpress de R$ 358,68, com certeza! Este é um excelente produto que oferece um bom custo benefício, trazendo um áudio de boa qualidade para os aficionados em música, tecnologia avançada de Bluetooth 5.0 com codecs AptX, cancelamento de ruído eficiente e um material extremamente confortável para longas horas de uso.

Caso busque fones que proporcionem um bom isolamento de ruídos externos que não estourem o seu orçamento, então o Mixcder E10 é uma escolha certa.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.