Voxel

Sistema de batalha de The Last Story é detalhado

Último Vídeo

Img_normal

Os fãs de RPG, principalmente daqueles desenvolvidos por Hironobu Sakaguchi — chefe da Mistwalker e criador de vários títulos da série Final Fantasy —, já devem estar bem informados sobre The Last Story. Na última edição da Famitsu, ainda mais detalhes foram revelados, expondo o elogiável sistema de batalha do jogo.

Os combates ocorrem em tempo real, sem transições de telas. Enquanto o herói ataca automaticamente quando chega perto de adversários, há comandos manuais para realizar defesas e evasões. Por outro lado, também é possível coordenar os golpes manualmente, dispensando completamente a opção de ataques automáticos.

Setas indicarão em quem os adversários estão focados, sendo que quando eles estão escondidos eles não podem "mirar" em você, o que faz desaparecer as setas. Cores servirão para diferenciar o tipo de adversário, dadas como exemplos das colorações de magos, soldados e arqueiros.

Focus e Gathering

O personagem principal, Elza, tem acesso desde o começo da aventura ao modo Gathering, um dos principais componentes do sistema de batalha. Trata-se de uma postura defensiva que faz com que os inimigos se concentrem em Elza, garantindo aos outros membros do grupo um pouco mais de segurança para efetuar seus feitiços — que exigem determinado tempo até estarem prontos.

Enquanto o modo Gathering está ativo, duas habilidades especiais podem ser utilizadas: Gathering Burst e Cure. A cada ataque bloqueado durante o Gathering, Elza acumulará um pouco de energia que estourará em forma de Gathering Burst, causando danos em oponentes e os deixando atordoados. Já com Cure, Elza é capaz de reanimar aliados ao estar em modo Gathering perto deles.

Outro modo vantajoso que Elza possui é o Focus, que consente ao herói o poder de ver os pontos fracos de inimigos, suas habilidades e até mesmo seus esconderijos. Isso é especialmente útil para encontrar curandeiros que estejam dando trabalho. Além disso, o modo Focus faz com a arma do jogador seja substituída por outra de longo alcance (uma besta).

Img_normal

Magic Circle e Command Mode

Magic Circle torna o sistema de batalha um pouco mais complexo, porém, mais interessante. Sempre que uma magia é utilizada, ela deixará um resíduo chamado Magic Circle. Com isso é possível combinar efeitos de outras magias e até acrescentar atributos elementais para as armas.

Também dá para espalhar o efeito de Magic Circle, especialmente com Wind — magia de vento de Elza —, resultando em um Spread. Espalhar os efeitos permite transformar a função de magias na maioria das vezes. Como exemplo, dar Spread em uma magia de gelo faz com que múltiplos adversários percam mobilidade.

Outros exemplos de Spread vêm da heroína Kanan, que possui as magias Holy e Heal para, respectivamente, danificar adversários com luz e curar aliados. Se os efeitos das magias forem espalhados, Holy aumenta a defesa de aliados e Heal passa a curar vários membros do grupo , além de remover efeitos negativos.

Por fim, há o Command Mode, que nada mais é do que uma pausa estratégica para selecionar as ações de cada membro do grupo. Todavia, este comando é limitado, já que o jogador precisa aguardar para utilizá-lo novamente.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.