Sistema Nemesis é um dos grandes destaques de Shadow of Mordor

Sistema Nemesis é um dos grandes destaques de Shadow of Mordor

Último Vídeo

Middle-Earth: Shadow of Mordor já está nas prateleiras e superou as expectativas de muitos jogadores, como já comentamos na análise do jogo, que você pode conferir aqui. E se há algo chamou atenção no título, além dos muitos outros fatores positivos, é o quadro hierárquico de orcs (ou uruks), batizado de Nemesis.

Nic Rowen, do site Destructoid, comentou um pouco suas impressões do jogo e de como o modo Nemesis pode ser considerado um verdadeiro diferencial inovador em um título da nova geração. Rowen citou o exemplo do orc Azdush, que entrou em confronto várias vezes com ele e que aos poucos subiu de cargos e posições no quadro hierárquico dos urukus (sempre sedento por matar Talion no jogo de Rowen).

A evolução de um personagem como Azdush, que em outros jogos pode ser considerado um inimigo genérico e que não possui qualquer tipo de progressão, é um diferencial justamente pelo fato de o orc se fortalecer independente das ações do jogador – e principalmente se ele matá-lo e você não for caçá-lo depois. As estruturas dessa sociedade de orcs não dependem efetivamente de você para evoluir, mesmo que Talion possa interferir diretamente nelas.

Se você não agir, os próprios orcs vão realizar alterações nesse quadro hierárquico. E o fato de eles ficarem constantemente mais fortes é outro ponto interessante, pois todos os jogadores possuem uruks que são inimigos pessoais de Talion. De acordo com Rowen, é esse tipo de experiência de um jogo da nova geração que ele aguardava desde o ano passado – e é algo que só foi obtido hoje com Shadow of Mordor, algo, nas palavras dele, verdadeiramente inédito.

O fato de não existir checkpoints ou um menu com botões de save para o jogador retornar caso fizesse algo de errado também foi crucial para Rowen, já que todas as ações ficam permanentemente gravadas. "Eu gostei do fato de o orc que me matou ficar mais forte, assim como o fato de eu poder reencontrá-lo novamente e retribuir o favor", comentou ele.

Em grande parte dos jogos, se você falhar ou morrer, deverá começar de novo, provavelmente perder alguns pontos e pronto. Em Shadow of Mordor, as suas mortes são extremamente importantes e não existe como voltar em um ponto em que suas ações possam ser desfeitas. E isso não é algo ruim, pois os próximos confrontos com orcs serão muito mais interessantes e repletos de emoção.

Segundo Rowen, o Nemesis é o começo de sistemas do gênero que podem ser criados em jogos futuros para criar arcos muito mais envolventes com inimigos e personagens.  E você, já conferiu o jogo?

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.