Netflix aplica novas regras sobre fumo em suas produções

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É inegável que as produções da Netflix são um grande sucesso. Porém, elas ainda precisam melhorar em alguns aspectos para não serem consideradas má influência para o público jovem. Pelo menos é que o aponta o Truth Initiative, um grupo antifumo que realiza estudos sobre a representação do tabagismo na TV e no cinema.

De acordo com um recente relatório, Stranger Things foi a série com maior aumento de referências ao cigarro em relação ao tempo de tela durante as temporadas: da primeira para a segunda houve um salto de 44%. No primeiro ano da trama sobrenatural adolescente, por exemplo, foram encontradas apenas 182 menções ao tabagismo. Porém, no segundo ano da produção o número de referências ao consumo de fumo aumentou para 262.

Tal valor pode ser considerado significativo em comparação a outros programas da Netflix. A quarta temporada de Unbreakable Kimmy Schmidt teve 292 menções ao fumo, e o sexto ano de Orange Is The New Black apresentou 233 referências a cigarros.

No entanto, Stranger Things é uma série para o público teen, entre de 15 e 24 anos de idade. Por conta disso, a Truth Initiative cobrou um posicionamento da Netflix em relação à abordagem do tabagismo no programa e em outras produções da plataforma.

As novas diretrizes da Netflix

Demonstrando preocupação com o assunto levantado pela organização, a Netflix divulgou uma nota apresentando novas regras a respeito de menções ao tabagismo; e, assim, determinou que suas próximas produções deverão seguir esses princípios. Dessa forma, os programas de TV com classificação indicativa até 14 anos e os filmes com censura até 13 anos não podem realizar referências ao tabagismo.

As produções com classificações etárias mais altas também deverão seguir essas diretrizes, eliminando as representações do uso do tabaco e até mesmo de cigarros eletrônicos em filmes e séries. No entanto, para toda regra há exceções, e as menções ao tabagismo serão permitidas caso sejam "essenciais para a visão criativa dos artistas" ou se esse hábito "fizer parte das características de personagens históricos ou culturalmente importantes", enfatizou a Netflix.

O conteúdo da nota ainda revela que a empresa apoia todos os tipos de expressões artísticas. Porém, reconhece que as representações do tabaco e de outros tipos de fumo em cena podem influenciar os jovens. Por fim, ressalta que avisos sobre o tabagismo serão incluídos nas classificações dos conteúdos disponibilizados pelo serviço.

O tabagismo na mídia

Apesar de usar as séries da Netflix como exemplo, a Truth Initiative destaca outras produções para o público jovem que também citam o uso de cigarro e são exibidas em outras plataformas ou canais de TV, como The Office, Modern Family e American Horror Story.

"O conteúdo se tornou o novo comercial do tabaco", diz Robin Koval, presidente da Truth Initiative em comunicado. "Estamos vendo um ressurgimento generalizado das imagens do tabagismo em todas as telas, sendo glamourizado e voltando a normalizar um vício mortal, e assim colocando os jovens diretamente na mira da indústria do tabaco".

Este texto foi escrito por Luiz Paulo Charleaux via nexperts.

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Fontes

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