Voxel

Sony abandonou projeto para medir suor dos jogadores nos controles do PS4

Último Vídeo

Fonte da Imagem: Divulgação/Sony

Durante o processo de produção do PlayStation 4, os estúdios da Sony criaram diferentes modelos para o controle DualShock 4. Um desses protótipos tinha sensores especiais que poderiam captar a quantidade de suor nos dedos das pessoas conforme o desenrolar dos jogos. Essa funcionalidade era capaz de medir o estresse dos jogadores pelo suor e, consequentemente, o grau de tensão que alguns títulos poderiam proporcionar.

De acordo com Mark Cerny, um dos desenvolvedores do DualShock 4, os produtores testaram diferentes gamepads que poderiam detectar respostas através da pele.  Entretanto, esse conceito foi posto de lado quando outras prioridades foram estabelecidas pela Sony – como o próprio formato do controle.

Fonte da Imagem: Divulgação/Sony

O DualShock é historicamente conhecido por não ser tão cômodo para jogos de tiro em primeira pessoa segundo o próprio Cerny. Por isso, gatilhos maiores e direcionais analógicos com cobertura côncava foram adicionados – o que proporciona maior segurança na hora dos movimentos. Com as alterações no controle, o projeto biométrico foi paralisado.

Apesar de o DualShock incluir um touchpad no controle, ele não medirá o grau de suor dos jogadores. Mark Cerny garante que o joystick se ajusta às mãos naturalmente e que, depois de todos os testes realizados, ele é o melhor modelo que eles já desenvolveram.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.