4 serviços para descobrir se a sua operadora está limitando a sua conexão

2 min de leitura
Imagem de: 4 serviços para descobrir se a sua operadora está limitando a sua conexão

Quando contratamos um plano de internet, queremos que a velocidade que chega até nossa casa seja a mesma que está nas faturas de cobrança, não é mesmo? Afinal de contas, se estamos pagando por um plano que promete 20 Mbps de velocidade, não vamos ficar contentes com a chegada de apenas 1  Mbps. Ou vai dizer que você gosta de pagar muito mais do que recebe?

Diante disso, como saber se estamos realmente com a conexão limitada? Será que existe alguma forma de descobrir se a velocidade da sua internet está mesmo abaixo do esperado? Felizmente, a resposta é “sim”. Há vários serviços e apps que podem ser usados para fazer a verificação da sua internet e você pode conferir os principais deles agora mesmo!

Importante: caso você faça os testes em um smartphone para testar conexões móveis, é preciso saber que os testes de download podem fazer com que sua franquia diária seja afetada.

1. Ookla Speed Test (web)

Poucos serviços de testes de conexão se mantiveram tanto tempo com boa qualidade quanto o da Ookla. O Speed Test foi atualizado várias vezes ao longo dos últimos anos e, assim, sempre se mantém compatível com as tendências de funcionalidades e design. Vale dizer que utilizar o sistema é realmente muito simples, pois tudo o que você precisa fazer é acessar o site e clicar em “iniciar teste”. A versão para smartphones também garante resultados rápidos e confiáveis.

2. SIMET

Com a mesma funcionalidade do aplicativo anterior, o SIMET também foi criado para fazer com que os usuários saibam exatamente o quanto estão recebendo de banda em casa. Além de permitir os testes instantâneos, o aplicativo traz um acompanhamento em tempo real. Uma excelente ferramenta para quem quer saber sobre a estabilidade das conexões disponíveis.

3. Brasil Banda Larga

A ferramenta oficial da Anatel é o aplicativo Brasil Banda Larga, que foi criado pela Entidade Aferidora de Qualidade de Banda Larga. O software possui um app oficial para o Android, mas outros sistemas operacionais precisam utilizar a versão web. Cada teste demanda cerca de 12 MB para que o processo seja concluído, por isso preste atenção em sua franquia de dados.

4. Network Speed Test

O Network Speed Test é um aplicativo oficial da Microsoft para Windows Phone e Windows 10 Mobile. Ele faz testes bem rápidos e mostra em poucos segundos a velocidade média de download e upload da sua ligação com a web, além de algumas informações complementares. Depois de instalar o serviço em seu smartphone, tudo o que você precisa fazer é clicar em “Start” e aguardar a análise.

......

A sua operadora fornece toda a velocidade que você paga? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.