Destiny 2 e outras IPs da Bungie serão exclusivos do PlayStation?

2 min de leitura
Imagem de: Destiny 2 e outras IPs da Bungie serão exclusivos do PlayStation?
Imagem: Bungie/Reprodução

Mais uma bomba para a indústria dos video games hoje (31), a Sony Interactive Entertainment (SIE) anunciou a aquisição da desenvolvedora Bungie. Fundada em 1991, a empresa tem uma boa história, tendo inclusive já feito parte da lista de subsidiárias da Microsoft. Porém, com a revelação da compra pela Sony, a dúvida que fica é: Destiny 2 e outras propriedades intelectuais (IPs) da Bungie serão exclusivos do PlayStation?

De cara, podemos responder que não, nem o FPS espacial nem outras IPs serão lançadas exclusivamente no console da Sony. Os próprios envolvidos no negócio já fizeram questão de deixar isso claro.

“A primeira coisa a dizer inequivocamente é que a Bungie continuará sendo um estúdio e publisher independente e multiplataforma. Pete [Parsons, CEO] e eu conversamos sobre muitas coisas nos últimos meses e esse foi um dos primeiros, e na verdade mais fáceis e mais conclusões diretas que chegamos juntos. Todo mundo quer que a comunidade extremamente grande de Destiny 2, seja qual for a plataforma em que esteja, possa continuar desfrutando das experiências”, disse Jim Ryan, CEO da SIE.

Ele acrescentou que o acordo vale também para os próximos jogos da Bungie, que inclusive, já têm uma equipe trabalhando em um novo jogo de uma franquia completamente nova. Essa nova IP também será lançada para consoles Xbox e possivelmente PC.

“Permanecemos no comando do nosso destino. Continuaremos a publicar de forma independente e desenvolver nossos jogos de forma criativa. Continuaremos a promover uma comunidade unificada da Bungie. Nossos jogos continuarão onde nossa comunidade estiver, onde quer que eles escolham jogar”, reiterou o comunicado da Bungie.

E para que servirá o acordo?

A informação de que os jogos da Bungie não serão exclusivos do PlayStation pegou muita gente de surpresa. Os jogadores se questionaram, então, qual é o objetivo da negociação entre as companhias.

Obviamente que os detalhes do acordo de US$ 3,6 bilhões — que ainda precisa ser aprovado pelos órgãos reguladores — não foram divulgados nos mínimos detalhes. Contudo, os envolvidos já falaram sobre pelo menos três aspectos cuja negociação servirá:

  • Aumentar o escopo da Bungie: a desenvolvedora disse que de início a Sony já está permitindo que a empresa aumente o quadro de funcionários. Por causa disso, a marca já até publicou um anúncio dizendo que procura novos profissionais para adicionar à equipe que trabalha com Destiny 2.
  • Novas adaptações audiovisuais: a Sony comunicou que pretende adaptar as IPs da Bungie (basicamente Destiny) para o cinema e séries de televisão. Esse trabalho de adaptação audiovisual já está acontecendo a todo vapor, sendo que dentre os resultados está o filme Uncharted — Fora do Mapa (que será lançado em fevereiro nos cinemas) e a série de The Last of Us (que chega ainda em 2022 na HBO).
  • Serviços online: outro ponto citado pela Sony é que a aquisição da Bungie ajudará a empresa de games a promover serviços online ao vivo nos jogos, como os promovidos por Apex Legends, Fortnite, League of Legends e Overwatch, além do próprio Destiny 2.
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.