LinkedIn: plataforma oferece IA para auxiliar na busca por emprego

2 min de leitura
Imagem de: LinkedIn: plataforma oferece IA para auxiliar na busca por emprego
Imagem: Getty Images/Reprodução

Cada vez mais presente no nosso cotidiano, a inteligência artificial generativa agora pode ajudar os usuários do LinkedIn a procurar emprego com apenas um clique e em segundos. A novidade, lançada no início de novembro, está sendo disponibilizada de forma gradual para os assinantes da rede social focada no universo corporativo.

Funcionando como uma espécie de coach de candidatos a emprego, a tecnologia alimentada pelo GPT-4 da OpenAI – a mesma do ChatGPT – auxilia o usuário de diferentes maneiras. Ela é capaz, por exemplo, de pesquisar vagas, empresas e setores em alta e verificar a adequação do seu perfil às oportunidades disponíveis no momento.

O chatbot promete turbinar a busca por vagas de emprego na rede social corporativa.O chatbot promete turbinar a busca por vagas de emprego na rede social corporativa.Fonte:  LinkedIn/Divulgação 

A IA também pode determinar a melhor maneira de se posicionar para uma vaga específica, aumentando as chances de sucesso na candidatura. Além disso, fornece informações bastante úteis sobre o contratante em questão e o segmento no qual ele atua, detalhes importantes para o momento da entrevista de emprego.

Conforme a empresa pertencente à Microsoft, o chatbot consegue, ainda, identificar eventuais lacunas no currículo do usuário com potencial para prejudicá-lo durante a seleção. Dependendo do caso, mudanças de perfil são sugeridas para que a pessoa seja mais competitiva na busca por vagas de emprego.

Desbloqueando vagas ocultas no LinkedIn com IA

Trazendo uma experiência personalizada na busca por oportunidades no mercado de trabalho que muitas vezes não são encontradas em uma pesquisa convencional, o novo recurso também analisa artigos, conversas e comentários à procura de informações relevantes para o candidato. A partir daí, são fornecidos resumos e insights baseados nas postagens.

Aproveitando as ferramentas recém-lançadas no Microsoft Bing, a inteligência artificial varre a web em busca de “informações oportunas e abrangentes” para manter o usuário atualizado em relação ao mercado. Com isso, disponibiliza respostas rápidas sobre as principais tendências, com base em discussões de especialistas.

A IA verifica se o perfil é adequado à vaga desejada e fornece dicas para aumentar suas chances de contratação.A IA verifica se o perfil é adequado à vaga desejada e fornece dicas para aumentar suas chances de contratação.Fonte:  LinkedIn/Divulgação 

Por fim, o bot pode encontrar perfis de funcionários que trabalham nas empresas com vagas abertas, facilitando o contato direto com os responsáveis pela contratação. E se você estiver em dúvida sobre como se comunicar com os recrutadores, a inteligência artificial generativa auxilia na redação da mensagem.

Exclusivo para assinantes do LinkedIn Premium

A IA do LinkedIn que auxilia na busca por vagas de emprego é oferecida apenas aos assinantes da plataforma. De acordo com a empresa, o recurso estará disponível para um grupo reduzido de pessoas, neste primeiro momento, que terão acesso à interação com o bot.

Posteriormente, as ferramentas chegarão a todos os assinantes, lembrando que a versão premium do serviço tem várias opções de planos, para diferentes tipos de públicos. Os preços partem de R$ 89,99 por mês na opção “Career”, com desconto para quem optar pelo modelo anual.

Cursos online, contato com pessoas fora da sua rede, comparação de perfil, mensagens diretas, estatísticas sobre candidatos, pesquisa avançada e alertas em tempo real são alguns dos benefícios incluídos, dependendo da assinatura escolhida. Os usuários pagantes também podem saber quem viu o seu perfil.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.