Os 10 Melhores jogos de tiro de 2022

5 min de leitura
Imagem de: Os 10 Melhores jogos de tiro de 2022
Imagem: Nintendo

Por mais que 2021 tenha sido um ano um pouco lento no que diz respeito a grandes lançamentos — muito por causa dos reflexos da pandemia —, parece que as coisas vão esquentar para valer em 2022, especialmente no que diz respeito a jogos de tiro.

Com opções para todos os gostos, temos desde FPS até aventuras em terceira pessoa, títulos online e offline, enfim, certamente algo por aqui vai merecer um espacinho na sua agenda. Lembre-se de que organizamos esses títulos por ordem de lançamento, e não de qualidade. Então pode ir calibrando a sua mira e vamos lá conhecer dez games imperdíveis.

Dying Light 2 Stay Human — PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S (4 de fevereiro de 2022)

Dying Light 2 foi lançado recentemente e deu o pontapé inicial no ano dos FPS em grande estilo. É bem verdade que os tiros não são o único foco por aqui, já que o jogo foca o parkour, exploração e até um bocado de stealth. Mas, na hora da verdade, atirar nos mortos vivos é muito gratificante e um prato cheio de adrenalina, então vamos torcer para o game alcançar todo o seu potencial.

CrossfireX — Xbox One, Xbox Series X/S (10 de fevereiro de 2022)

Feito em parceria entre a Remedy, que cuidou dos elementos single player, e a Smilegate, que fez o multiplayer free to play, CrossfireX é um exclusivo dos sistemas Xbox e pretende levar para os consoles uma versão ainda mais polida da experiência FPS do Crossfire original. O beta aberto já fez sucesso em 2020, mas o time precisou de um pouco mais de tempo para trabalhar no projeto e garantir que todos os seus componentes estejam tinindo, e veremos o resultado disso já em10 de fevereiro.

Tiny Tina’s Wonderlands — PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S (25 de março de 2022)

Para a alegria do nosso Francesco, o fã número um de Borderlands do Voxel, o spin-off da Tiny Tina retorna para dar seguimento às aventuras de Assault on Dragon Keep. Jogando sozinho ou no multiplayer (local ou online), o tiroteio se une a leves camadas de RPG enquanto o jogador cria o seu próprio personagem e abraça uma das seis classes diferentes, com direito a encontros aleatórios no mapa. Tomara que a Gearbox capriche por aqui.

Redfall — PC, Xbox Series X/S (inverno de 2022)

Depois do sucesso de Deathloop, a Arkane está de volta para criar mais um jogo de tiro com o potencial para inovar bastante. Finalmente exclusivo para Xbox após a compra da Bethesda pela Microsoft, esse game terá um mundo mais aberto com quatro personagens jogáveis. Sozinho ou cooperativamente, é preciso derrotar vampiros e humanos na cidade que dá nome ao jogo, e ela deve ter a mesma imersão e profundidade dos demais lançamentos do estúdio.

S.T.A.L.K.E.R. 2 Heart of Chernobyl — PC, Xbox Series X/S (8 de dezembro)

Após algumas polêmicas com o anúncio — e posterior remoção — de venda de NFTs, S.T.A.L.K.E.R. 2 acabou sendo adiado em quase um ano, o que é uma má notícia para a sua fiel base de fãs que estava doida para colocar logo as mãos na sequência, mas também uma boa notícia por sabermos que os desenvolvedores terão mais tempo para concluir o seu ambicioso projeto com calma e tirando todo proveito possível do motor Unreal Engine 5.

Atomic Heart — PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S (2022)

Para quem busca fugir dos grandes estúdios e experimentar algo diferente, Atomic Heart está sendo produzido por um estúdio russo chamado Mundfish, e o seu FPS deve incluir algumas mecânicas bem legais de RPG, permitindo improvisar armas e criar itens a partir de pedaços de metal obtidos no cenário. Como a gameplay oferecerá pouca munição, usar bem os recursos e o stealth promete ser a chave para progredir. Mas é melhor ter um otimismo cauteloso, já que há algumas notícias sobre problemas internos no estúdio. O jeito é esperar para ver…

Shadow Warrior 3 — PC, PS4, Xbox One (1º de março de 2022)

A sequência direta de Shadow Warrior 2 finalmente está chegando, então pode ir separando as suas melhores armas para visitar o “Japão Neo-Feudal” em mais um banho de sangue e loucura com adrenalina sem parar. Lo Wang volta ao batente portando desde uma katana até as mais variadas armas e engenhocas para avançar por fases mais lineares que as do antecessor. Com pulos duplos e até um gancho, esse deve ser o título mais ágil e vertical da franquia até agora, e uma boa pedida para desligar um pouco o cérebro e só se divertir sem preocupação.

System Shock Remake — PC, PS4, Xbox One (2022)

O System Shock original de 1994 foi um dos jogos mais influentes e pioneiros dos computadores, sem dúvidas cravando seu posto como um dos pilares do gênero immersive sim. Se você perdeu o jogo na época — ou nem sequer era nascido —, terá uma nova chance de receber uma aula de história com esse remake que está sendo feito pela Nightdive Studios em parceria com a Koch Media. Tomara que eles consigam honrar esse gigantesco legado!

Splatoon 3 — Nintendo Switch (2022)

A cada novo título da série, Splatoon fica ainda mais popular e conquista mais alguns milhões de fãs por todo o planeta, e é de se esperar que o terceiro capítulo repita a dose. O tiroteio entre equipes tem uma gameplay de excelência que já lhe rendeu algumas vitórias no The Game Awards e uma forte cena competitiva no Japão. Vamos ver se com o novo jogo a Nintendo consegue explorar ainda mais o potencial global para esports de Splatoon entre os jogos de tiro.

Graven — PC, Nintendo Switch, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S (2022)

Lembra-se do clássico Hexen? Pois é, se você faz parte da galera que se amarra em Boomer Shooters, a 3D Realms e a 1C Entertainment estão trabalhando em um sucessor espiritual para Hexen II, e ele parece entregar tudo o que os jogadores de velha guarda mais gostam, com uma ampla variedade de armas e feitiços para explodir os seus inimigos, tudo isso com direito a multiplayer co-op em tela dividida ou para até quatro jogadores online. E viva os bons e velhos tempos!

E esses foram os dez jogos de tiro que vale a pena ficar de olho ao longo de 2022. Você acha que nos esquecemos de algum? Qual é o seu favorito desta lista? Conte para a gente nos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.