Gboard tem nova posição de entrada de voz em versão Beta

1 min de leitura
Imagem de: Gboard tem nova posição de entrada de voz em versão Beta

O Gboard, teclado virtual da Google, está com sua versão 7.0 em fase de testes, segundo o 9to5google. Entre as novidades estão a opção de pesquisar todas as mídias e função de autocompletar respostas, mas o que promete causar mais impacto no uso, pelo menos por um tempo, é uma possível nova posição do botão de microfone.

Atualmente, ele se encontra na faixa acima do teclado, no lado direito, e a mudança colocaria a função de entrada por voz no lado esquerdo da barra de espaço, exatamente onde hoje está o botão de vírgula. A nova posição, dependendo das configurações de troca de idioma ou emojis, é idêntica à do teclado do iOS.

O layout da barra após a ativação da função também foi alterado. A animação indicativa para iniciar a entrada de voz fica agora no centro da faixa superior, deixando a funcionalidade mais vísivel ao usuário quando ativada.

Posição atual ativadoPosição atual ativado/Nova posição/Nova posição ativado

A alteração não foi confirmada para a versão final, visto que somente alguns usuários receberam as modificações, caracterizando ainda um teste de interface.

A repercussão entre os usuários que tiveram o teclado atualizado com a nova posição mostra que a recepção não foi das melhores — o que é compreensível, pois acidentalmente ativar o microfone em vez de digitar uma vírgula pode ser bem frustante. De qualquer forma, não é preciso entrar em desespero por enquanto, visto que só a versão final vai confirmar a nova posição.

Outra importante função presente nessa versão Beta é a pequisa em todas as mídias. Em vez de ser preciso escolher em qual categoria será feita a busca (emojis, GIFs e stickers), todas elas serão analisadas, e o resultado exibido será geral também. Além disso, será adicionado o suporte para chinês e coreano como opções de entrada de texto.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.