Voxel

Sony patenteia sistema 3D para compartilhamento de tela

Último Vídeo

Tudo bem. É verdade que o sistema 3D estereoscópico já não surpreende ninguém. Mas, que tal mandar ver em um game enquanto outra pessoa da sua família assiste a um filme... Na mesma TV? É exatamente nisso que consiste a nova patente estereoscópica da Sony: projetar imagens distintas, simultaneamente, para mais de um usuário.

Para tanto, não tem como escapar dos tradicionais óculos estereoscópicos (confira a imagem abaixo). Funciona da seguinte maneira: cada usuário utiliza um par de óculos, que serve para filtrar frames exclusivos que são liberados pela TV, de forma que cada um verão uma imagem diferente na mesma TV. A exclusividade do áudio é garantida por dois fones embutidos na armação dos óculos.

Naturalmente, isso demandaria uma televisão 3D; mas as vantagens são bem variadas. Além de programações diferentes na mesma tela, o sistema pode ser a solução para tirar o multiplayer local da bancarrota. Quer dizer, como cada um enxergar uma imagem distinta, torna-se possível jogar o tradicional multiplayer de tela dividida... Sem a tela dividida, certo? (O esquema é ilustrado no diagrama abaixo).

Mas,espere, pode ficar ainda melhor. A patente permite que mais de duas pessoas joguem na mesma televisão — sem que cada um acabe relegado a um cubículo de alguns poucos pixels. Além disso, o sistema prevê que dois sinais possam ser enviados ao mesmo tempo para um único jogador, o que significaria multiplayer com 3D estereoscópico.

Resta agora saber quando exatamente a Sony pretende lançar o sistema no mercado. A patente conta atualmente um ano. De qualquer forma, talvez Michael Pachter tenha que rever suas teorias sobre o alastramento do 3D estereoscópico — o analista mencionou há algum tempo que a tecnologia demoraria para se instalar, dado o preço elevado das televisões 3D. Agora você tem um motivo extra para economizar alguns trocados.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.