Voxel

Sony: PS3, PS2, PS Move e as mídias para daqui a 10 anos

Último Vídeo

A popularização das redes de distribuição online de jogos — seja para PC ou consoles — tem deixado uma dúvida bastante justa no ar: por quanto tempo nós ainda teremos mídias físicas? Afinal, a distribuição digital elimina custos, dá chances aos desenvolvedores menores e ainda desvia sutilmente as barreiras alfandegárias. Entretanto, há quem acredite que as mídias físicas ainda serão o canal de distribuição primários dos consoles durante bons anos.

Entre eles, o CEO da Sony, Kaz Hirai. Embora as expectativas em torno da vida útil do PS3 estejam na ordem dos 10 anos — longevidade admirável, não haja dúvida —, Hirai nega que o sucessor do console acompanharia a tendência do PSPgo, simplesmente prescindindo da utilização de mídias físicas.

Um dos principais motivos seriam as regiões onde a infraestrutura ainda deixa a desejar. “Nós fazemos negócios com partes do mundo onde as redes de comunicação não são tão robustas quanto se gostaria”, afirma Hirai. “Sempre vai haver a necessidade de mediação física para um negócio do tamanho e escopo do nosso”. Por fim, “acreditar que tudo será obtido através de downloads em dois, três ou mesmo 10 anos e ser um pouco extremo”.

 De fato, observações consistentes, sem dúvida. Entretanto, há que se imaginar qual seria a utilidade de uma mídia física nos países onde, por outro lado, as redes de comunicação tornam-se cada vez mais consistentes. Consoles exclusivos para regiões específicas? Com certeza, não. De qualquer forma, fique sabendo que o seu PS4 provavelmente ainda terá entrada para algum tipo de mídia física.

Ultrapassando o PS2!

Com possíveis 10 anos de vida útil, o PS3 certamente deve quebrar alguns recordes. Entre eles, o número de consoles vendidos pela plataforma PS2. Em declaração ao sita MCV.com, o CEO da Sony, Kazuo Hirai, afirmou que o PS3 deve bater o seu antecessor em vendas até 2016, quando deverá alcançar a marca histórica de 150 milhões de unidades vendidas. Até o momento, o PS2 conta 146 milhões de unidades vendidas... Contra 38 milhões do PS3. É, o negócio é manter o otimismo.

Qual é o significado dos botões do controle do PlayStation?

Se você sempre acreditou que os símbolos do controle do seu DualShock foram escolhidos aleatoriamente lá em meados da década de 90, melhor olhar novamente. O executivo Teiyu Goto explicou em entrevista à revista japonesa Famitsu qual, afinal, foi a ideia por trás da concepção dos botões singulares do controle do PlayStation — surgido em uma época na qual o alfabeto ainda era a escolha mais razoável. Confira citação completa abaixo:

“Outras companhias de games da época utilizavam letras do alfabeto ou cores nos botões. Nós queríamos algo simples de lembrar, e é por isso que escolhemos símbolos, e eu apareci com a ideia da combinação de triângulo-círculo-X-quadrado logo em seguida. Eu dei a cada símbolo um significado e uma cor. O triângulo se refere ao ponto de vista; eu o escolhi para representar a direção, e o fiz verde. O quadrado faz menção a um pedaço de papel; eu o escolhi para representar menus ou documentos, e o fiz cor-de-rosa. O círculo e o X representam decisões de ‘sim’ e ‘não’, e eu os fiz vermelho e azul, respectivamente.”

Expectativas para o PlayStation Move

Faltando menos de um mês para o lançamento oficial do controle sensível a movimentos do PS3, e hora de a Sony começar a lidar com as expectativas — e possíveis opiniões contrárias — que devem surgir assim que a sua nova “menina dos olhos” chegar às prateleiras.

Em entrevista ao site Eurogamer, o vice-presidente sênior da empresa, Ray Maguire, comparou o lançamento do Move com o do EyeToy, lançado para o PS2 durante a primeira metade da década atual. “Tal qual o EyeToy na época do PS2, trata-se de um produto que deve ser experimentado”, afirma Maguire. “Você deve colocar as mãos nele. Você deve entendê-lo. Você precisa testá-lo”.

De qualquer forma, o executivo não espera resultados astronômicos logo de cara, mas acredita que o produto se tornará popular conforme o seu sucesso for atestado por jogadores através do globo.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.