Huawei Mate 30 Pro aparece em foto rodando Android puro

1 min de leitura
Imagem de: Huawei Mate 30 Pro aparece em foto rodando Android puro
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Após tantos desentendimentos com o governo estadunidense, a Huawei está decidida em implementar um ecossistema próprio, sem amarras americanas. Para reafirmar a decisão — e alívio dos consumidores — um protótipo do Huawei Mate 30 Pro foi fotografado e, felizmente, rodando uma versão do Android; mas não o que conhecemos.

Trata-se da distribuição open source do Android (AOSP), livre de influências da Google e de seus aplicativos nativos. Sua interface na fotografia parece ser bem semelhante ao Android que conhecemos, mas por se tratar de um protótipo, esse visual deve mudar.

A adoção do AOSP era algo esperado por muitos consumidores, visto que se trata de uma versão mais “pura” do Android. No entanto, provavelmente a Huawei não deixará de lado sua EMUI 10 para a customização e ferramentas do dispositivo.

Portanto, para os fãs da EMUI, tal notícia é um alívio, visto que a próxima geração do Huawei Mate 30 Pro não trará mudanças drásticas na experiência de uso do aparelho. As únicas diferenças seriam a ausência de aplicativos nativos da Google — que poderão ser baixados facilmente, segundo a fabricante chinesa — e a ausência de login inicial com conta Google.

A Huawei e os Estados Unidos

A situação espinhosa entre o governo norte-americano e companhias da China já se arrasta há alguns meses. Recentemente, o presidente Donald Trump retornou com suas acusações de espionagem e criou novos entraves comerciais contra a fabricante de smartphones.

Tais sanções resultaram em movimentos do público, rejeição de produtos americanos na China e reação de companhias de tecnologia norte-americanas, afetadas pela confusão.

(Fonte: Andrew Hoyle/CNET)

Exemplo disso foi a resposta do presidente da Microsoft, Brad Smith, acusando o Trump de ser “antiamericano”. Segundo Smith, o presidente deveria expor os reais motivos do bloqueio comercial com a Huawei e explicar as inconsistências encontradas no processo.

Outra iniciativa da fabricante também é incluir seu próprio sistema operacional, HarmonyOS, nos seus dispositivos e criar um ecossistema próprio a partir do próximo ano (2020).

O anúncio do Huawei Mate 30 Pro pode finalmente revelar o próximo capítulo dessa novela. Não deixe de conferir outras notícias sobre o aparelho!

***

Quer dominar qualquer aparelho celular e se sobressair no mercado? Saiba mais aqui.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.