Voxel

Sony se inspirou no controle do Xbox 360 em protótipo do DualShock 4

Último Vídeo

Fonte da imagem: Divulgação/Sony

Apesar de o DualShock 4 ser muito semelhante ao controle do PlayStation 3, a verdade é que ele nem sempre foi assim. Em uma entrevista ao site Venture Beat, o diretor de planejamento de produto da Sony, Toshimasa Aoki, revelou que a empresa trabalhou em vários protótipos antes de chegar à versão apresentada ao público e que, entre as diversas versões imaginadas, havia algumas que se pareciam muito com o joystick do Xbox 360.

Aoki explica que a equipe de desenvolvimento tentou muitas combinações de layout e que, em algumas delas, os pinos analógicos eram posicionados na parte superior do controle de maneira muito semelhante àquela que a Microsoft já utiliza há algum tempo. Segundo ele, esse design foi sugerido por desenvolvedores que afirmavam que o público preferia esse design na hora de jogar shooters.

E apesar dos diversos testes realizados com o modelo inspirado no Xbox 360, Aoki e sua equipe optaram por manter os analógicos simetricamente localizados na parte inferior por considerar essa característica como algo parte do DNA do PlayStation. Segundo ele, o público já está acostumado a essa forma e fazer mudanças drásticas poderia quebrar a experiência ao confrontar com o que ele chama de “memória muscular”.

Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft

O diretor de planejamento ainda contou que outro protótipo imaginado trazia os dois pinos na parte superior, algo bem semelhante ao que temos no Pro Controller do Wii U. De acordo com o pai do DualShock 4, toda a sua equipe se surpreendeu ao ver que a Nintendo havia anunciado um periférico praticamente idêntico ao que eles haviam imaginado.

Por fim, Toshimasa Aoki revelou que, ao todo, foram produzidos mais de 20 protótipos a partir de sugestões dadas pelos próprios desenvolvedores, que indicavam quais recursos deveriam estar presentes ou que mudanças eram necessárias para o controle. Alguns, inclusive, substituíam todos os botões por painéis ou mudavam completamente a forma do joystick.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.