Voxel

Square Enix apresenta Luminous, uma nova ferramenta de desenvolvimento

Último Vídeo


Em março deste ano, uma lista de empregos da companhia Square Enix revelou o surgimento de uma nova tecnologia voltada para a próxima geração de video games. E o anúncio oficial dessa novidade foi feito durante a última CEDEC (CESA Developers Conference) em Yokohama, no Japão.

No começo de setembro, o site Andriasang indicou que a revista Famitsu obteve informações diretamente de Yoshihisa Hashimoto, produtor e diretor técnico do projeto. O nome do “motor” — engine — ficou conhecido como Luminous. Hashimoto foi convidado para trabalhar na tecnologia a pedido de Hiroshi Iwasaki, o programador-líder.

O anúncio da Luminous foi realizado no fim de uma sessão sobre a G2 Engine e a CDC Engine, empregadas nos últimos games da Eidos (como Deus Ex e Kane and Lynch). Segundo Hashimoto, o objetivo da nova ferramenta é criar um motor de jogos capaz de impressionar pessoas de todo o globo. A Luminous incorporará toda a antiga tecnologia da Eidos que foi apresentada no início da sessão.


Os slides mostrados no evento sugerem que a tecnologia será um amplo ambiente de desenvolvimento capaz de atingir tanto eficiência quanto alta qualidade. Foram comentados tópicos como edição de concorrência, edição visual, testes e compilações automáticas, gerenciamento de tarefas, simplicidade e desenvolvimento multiplataforma.

Hashimoto também disse que nós teremos a oportunidade de conferir os frutos desse projeto dentro de dois anos. Infelizmente, a Luminous ainda está “no forno” e não foram fornecidas amostras do que a tecnologia é capaz de fazer.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.