Voxel

Square Enix lança comunidade digital com foco no desenvolvimento de jogos

Último Vídeo

Fonte da Imagem: Reprodução/Collective

A Square Enix anunciou hoje um projeto chamado Collective, que pretende ser um tipo de comunidade digital em que os desenvolvedores de games podem se reunir com os próprios jogadores e criar em conjunto novos conceitos de jogos para levá-los ao mercado. O Collective será utilizado, principalmente, para que os desenvolvedores exponham suas ideias centrais de jogos e que as pessoas julguem esses conceitos.

Um dos objetivos é analisar como o público pode receber certos tipos de conteúdo e se existirá um mínimo de demanda para que eles sejam desenvolvidos. Phil Elliott, o chefe da comunidade Collective, disse que o site será um modo de ajudar os pequenos times a serem mais criativos e inovadores. Elliott disse que os membros do Collective irão ajudar as pessoas a encontrar financiamento e analisar os projetos para ver o que poderá ser acrescentado ou modificado nos títulos – sem interferências na essência desses jogos.

Novos jogos pensados em conjunto

Segundo Elliott, o Collective será utilizado para expor as ideias de projetos digitais para a comunidade. Se os jogos apresentados forem bem recebidos pelo público, certos membros do site poderão encaminhar os desenvolvedores para que eles consigam prosseguir com o desenvolvimento dos games. Esse suporte poderá ocorrer de diversos modos, como o financiamento colaborativo entre os próprios membros da comunidade – com o auxílio do site Indiegogo.

Se o projeto for bem aceito e financiado pelas pessoas, as autoridades do Collective irão entrar em contato com os desenvolvedores e analisar se o jogo poderá ser distribuído, também ajudando nesse procedimento. Phil Elliott disse que a Square-Enix quer encontrar o "próximo grande jogo" e participar ativamente para que ele se torne algo ainda maior – vale apontar que todos os lucros gerados pelo Collective serão utilizados na manutenção da própria plataforma.

Um jeito diferente de obter destaque

"Acima de tudo, nós queremos encontrar novos talentos e ajudar ideias originais que nunca viram a luz do dia a encontrar audiência e suporte para que se tornem realidade. Nós realmente estamos animados com o que podemos descobrir, pois sabemos que existem muitos talentos por aí que não conseguiram o devido destaque", disse o chefe do Collective.

Detalhes de como pessoas de outros países podem participar do Collective ainda não foram mencionados. Outras informações da comunidade digital devem ser anunciadas no evento GDC, que acontecerá em Los Angeles no começo de novembro.

Fonte: Square Enix Collective, VG24/7

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.