Bug ativa Safety Check no mundo todo após atentado no Paquistão

2 min de leitura
Imagem de: Bug ativa Safety Check no mundo todo após atentado no Paquistão
Imagem: Kasmo Newspaper

Trazido ao Brasil apenas semanas atrás, o Safety Check tem se mostrado uma ferramenta extremamente eficiente. Criada pelo Facebook, o serviço vem para ajudar as pessoas a informarem se elas estão em segurança após um incidente de grande escala como terremotos, maremotos, enchentes, ou mesmo ataques terroristas.

O caso mais recente em que o Safety Check foi usado pela empresa – a explosão ocorrida em um Parque de Lahore, no Paquistão –, acabou por gerar bastante confusão. Isso porque, aparentemente, várias pessoas que vivem a continentes de distância do local do atentado estão recebendo avisos através da ferramenta.

Como de costume, o estranho engano da rede social resultou em reclamações de várias pessoas, bem como algumas piadinhas – na maioria, falando que o Facebook enlouqueceu.

“O Facebook enlouqueceu, sinto muito.”

“Montes de pessoas recebendo Safety Checks do Facebook. Parece que falharam o disparo.”

“Pessoas que não estão nem perto do bombardeio do Paquistão estão recebendo alertas do FB perguntando se eles estão OK. O que houve, Facebook?”

“Caro Facebook, eu estou a 2140 kms de distância de Lahore e estou consideravelmente seguro. Não se incomode. Obrigado por perguntar.”

Não, você não foi o único a receber o Safety Check do Facebook.

Sim, nós devemos pensar como somos sortudos nós somos que essa mensagem é irrelevante para nós.”

Felizmente, tudo parece ter se tratado de um simples bug, e não demorou para que o problema fosse corrigido. Em uma mensagem oficial, a rede social ainda se desculpou pelo ocorrido; confira ela na íntegra logo abaixo:

We activated Safety Check today in Lahore, Pakistan, after an explosion that took place there. We hope the people in the...

Publicado por Disaster Response on Facebook em Domingo, 27 de março de 2016

“Nós ativamos o Safety Check hoje em Lahore, Paquistão, após uma explosão que ocorreu lá. Nós esperamos que as pessoas na área do bombardeio achem o Safety Check uma maneira útil de deixar seus amigos e família saberem que você está bem.

Infelizmente, muitas pessoas não afetadas pela crise receberam uma notificação perguntando se eles estavam bem. Esse tipo de bug vai contra nossa intenção. Nós trabalhamos rapidamente para resolver o problema e nós nos desculpamos para qualquer um que acidentalmente recebeu a notificação.”

Independente das brincadeiras do público ou do que o próprio Facebook disse, ao menos alguns lembraram o mais importante: devemos ficar agradecidos pelo fato de essas mensagens serem apenas um erro que chegou à grande maioria do público, e não algo que se tornou realmente necessário frente algum desastre.

Você recebeu o aviso do Safety Check do atentado de Lahore? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.