Por que a Square Enix não pretende abandonar o DRM?
48
Compartilhamentos

Por que a Square Enix não pretende abandonar o DRM?

Último Vídeo

Adam Sullivan, gerente de negócios da Square Enix, revelou em entrevista ao site TorrentFreak o porquê da existência de DRMs nos títulos da companhia. O Digital Right Management (DRM), conjunto de tecnologias utilizado em conteúdos digitais para controlar a criação de cópias de softwares, tem por objetivo estender ao mercado medidas contra a pirataria. Além disso, e conforme esclarecido de forma objetiva por Sullivan, a intenção das DRMs é proteger o conjunto de IPs da empresa.

“A principal vantagem para nós é a mesma para qualquer outro tipo de negócio: o lucro. Temos uma reputação consolidada por protegermos nossas IPs, o que inibe muitas práticas de pirataria. Contudo, mensurar a eficácia desse método é muito difícil – dependemos das informações disponibilizadas por nossa equipe de vendas e [ficamos também à mercê] dos comentários de nossos clientes em comunidades”, explicou o executivo.

O DRM vai continuar existindo

Parte dos jogadores sente-se desconfortável com as medidas de segurança adotadas pela Square Enix, é verdade. Mas as DRMs continuarão existindo. “O segredo é fazer com que o DRM não interfira na capacidade dos clientes durante a jogatina”, diz Sullivan. Mas o gerente é cauteloso ao falar sobre a inevitável migração dos gamers para outras plataformas ou equipamentos. “É comum que as pessoas comprem um novo computador ao longo os anos ou que adquiram até mesmo vários PCs. Às vezes a conexão com a internet não é segura. Ainda não existe uma solução perfeita”, atentou o entrevistado.

Segurança

A Square Enix, ainda nos conformes do comentado por Sullivan, deverá continuar utilizando o sistema de DRMs para, sobretudo, proteger a privacidade de seus clientes. “Enquanto nos preocuparmos com a segurança de informações, compartilhamento de contas e privacidade, iremos continuar precisando de alguma forma de DRM”, disse por fim o executivo. Quer saber mais sobre o gerenciamento de direitos digitais? Clique aqui e confira um artigo completo sobre o assunto.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.