Coronavírus pode levar ao adiamento das Olimpíadas de Tóquio

1 min de leitura
Imagem de: Coronavírus pode levar ao adiamento das Olimpíadas de Tóquio

As Olimpíadas de Tóquio podem ser adiadas para o final de 2020, em vez de acontecerem no início do segundo semestre, com a finalidade de impedir a propagação do coronavírus, doença que já matou seis pessoas no Japão, além de ter registrado mais de 270 casos de contaminação no país.

Esta possibilidade de adiamento dos Jogos Olímpicos de 2020 foi comentada pela ministra das Olimpíadas do Japão Seiko Hashimoto, nesta terça-feira (3), durante audiência no parlamento japonês. Segundo ela, o Comitê Olímpico Internacional (COI) permite tal mudança, desde que o maior evento esportivo do mundo aconteça ainda em 2020.

Ainda de acordo com Hashimoto, as autoridades locais estão fazendo de tudo para que as olimpíadas aconteçam conforme o planejamento original, mas não está descartada a hipótese de mudança de datas, caso a doença descoberta na China continue a se propagar. É importante lembrar que alguns eventos-teste para os jogos foram cancelados nas últimas semanas, por causa do coronavírus.

O Japão já registrou mais de 270 casos de coronavírus. (Fonte: Unsplash)

Os Jogos Olímpicos estão marcados para começar no dia 24 de julho, na capital do país asiático, recebendo milhares de atletas de todas as partes do planeta, que irão disputar as medalhas até o dia 9 de agosto.

COI quer manter o calendário original

Em nota, o COI reiterou o compromisso de realizar as Olimpíadas de Tóquio na data prevista originalmente, entre os meses de julho e agosto, além de afirmar que está apoiando todas as medidas tomadas para garantir a saúde e a segurança de todos os envolvidos no evento.

A entidade revelou ainda que tem mantido contato com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e seguido os conselhos propostos por ela, agindo em parceria com a cidade anfitriã e o governo japonês para lidar com a situação do coronavírus.

Vale ressaltar que um possível adiamento ou mesmo o cancelamento das Olimpíadas só pode ser decidido pelo COI.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.