Mate 30: Play Store deixa de funcionar nos novos celulares da Huawei

2 min de leitura
Imagem de: Mate 30: Play Store deixa de funcionar nos novos celulares da Huawei
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Huawei lançou os smartphones da linha Mate 30 sem a Play Store por causa da guerra comercial entre Estados Unidos e China, mas não demorou muito tempo para aparecer uma forma de colocar os apps da Google no celular. Agora, porém, o "jeitinho" não está mais funcionando. Recentemente, a companhia chinesa perdeu o certificado de segurança SafetyNet, e os serviços da gigante da web pararam de funcionar de forma apropriada nos celulares.

Desde o lançamento dos aparelhos, a fabricante asiática já não possuía uma licença oficial do Android, mas seus aparelhos ainda passavam na avaliação de segurança da Google. Nesta semana, porém, o desenvolvedor do Magisk, John Wu, revelou em uma publicação no Medium que a Huawei criou uma espécie de abertura na segurança do seu sistema para facilitar a instalação da suíte de aplicativos da Google nos aparelhos da linha Mate 30.

A casa caiu

A instalação de apps da Google "por fora" é uma prática comum na China, mas o pacote "LZ Play", que ficou popular por trazer os serviços da gigante de Mountain View para o Mate 30, ganhou a atenção de Wu porque a Huawei não possui certas licenças do Android.

LZ Play no Mate 30 Pro. (Fonte: 9to5Google/Reprodução)

As primeiras suspeitas seriam de que a firma estaria recebendo a documentação de forma ilegal da Google ou teria surrupiado os certificados e utilizado em seus smartphones. Ao analisar os arquivos do pacote, o desenvolvedor descobriu que a resposta é outra: a Huawei teria abriu uma brecha em seu sistema que permitia ao "LZPlay" tomar certos privilégios de administrador e instalar os apps como se fizessem parte do sistema do Mate 30.

LZPlay sai do ar

Logo após a descoberta de John Wu ganhar atenção, o site do pacote de instalação LZPlay saiu do ar e o pessoal do Android Central percebeu que a certificação do Mate 30 Pro no SafetyNet parou de funcionar. O resultado? Os aplicativos da Google instalados no celular começaram a apresentar problemas, segundo mostram relatos de usuários.

Em um comunicado, a Huawei ressaltou que a linha Mate 30 não conta com os serviços da Google pré-instalados e disse que não possui envolvimento com o LZPlay. De qualquer forma, o fim da polêmica solução deve tirar o interesse de muita gente dos novos celulares da fabricante chinesa, que agora não devem mesmo ter acesso aos aplicativos da Play Store.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.