Voxel

Square: Tomb Raider, Hitman e Sleeping Dogs venderam abaixo de esperado

Último Vídeo

Fonte: Divulgação/SquareEnix
A Square Enix anunciou recentemente aos seus acionistas que está passando por uma grave crise financeira. Essa periclitante situação já gerou o afastamento de seu CEO e a demissão de uma série de funcionários que trabalharam no desenvolvimento de Sleeping Dogs. Desta vez, um slide publicado pela companhia aponta que um dos motivos que gerou o grave desequilíbrio em suas contas foi a baixa nas vendas de alguns dos seus principais títulos do último ano.

Sleeping Dogs, Hitman Absolution e, por incrível que pareça, o novo Tomb Raider foram os três nomes citados negativamente no slide do balanço financeiro da Square. De acordo com Yoichi Wada, o CEO afastado da companhia, a aclamação dos jogadores e as ótimas notas recebidas pela imprensa especializada não foram suficientes para alavancar as vendas.

Todos contra o protecionismo

Img_normal

Uma segunda razão citada por Wada que pode ter sido significativamente responsável pela queda no faturamento da empresa foi o sistema utilizado pelos Estados Unidos e pela Europa (principalmente pelos EUA), chamado “proteção dos preços”. Essa ação visa encorajar a eliminação da prática do “channel inventory” — que é a quantidade de produtos que estão em processo de serem feitos e disponíveis para serem enviados para as lojas.

Essa prática, que não é comum no Japão, gera um custo extra às empresas produtoras, que acabam tendo que gastar mais sem poder agregar o valor ao consumidor final. Com isso, a Square foi obrigada a dispender mais de 1,5 bilhões de ienes.

Será que a situação ainda vai piorar ainda mais? Vamos conferir o que acontecerá nas próximas semanas.

Fontes: Square, VG24/7

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.