Documento dá detalhes sobre mod do Moto Z3 que vai permitir conexão 5G

2 min de leitura
Imagem de: Documento dá detalhes sobre mod do Moto Z3 que vai permitir conexão 5G
Imagem: Android Authority

Os fãs de tecnologia e, especialmente, dos smartphones estão aguardando ansiosamente pelos primeiros aparelhos capazes de usar as redes de internet móvel 5G, que logo mais vão começar a ser implantadas pelo mundo. E a Motorola não quer ficar para trás nessa corrida – por isso mesmo, anunciaram um mod para o Moto Z3, exclusivo para a operadora norte-americana Verizon, que vai permitir a conexão mobile em velocidades muito maiores.

Um conjunto de sensores de proximidade vai desativar as antenas de onda de quatro milímetros usadas nesse tipo de tecnologia

Pouco se sabia até hoje sobre como esse mod para Moto Z3 ia funcionar. Ele está prometido para o começo de 2019 e deve ser disponibilizado para os consumidores assim que a Verizon estrear sua rede 5G de internet. Agora, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos aprovou o dispositivo e os documentos publicados pela Motorola revelaram bastante sobre o mod.

Antenas desativadas automaticamente

O que mais chamou atenção sobre o dispositivo capaz de se conectar na internet 5G é um conjunto de sensores de proximidade que vai desativar as antenas de onda de quatro milímetros usadas nesse tipo de tecnologia sempre que os dedos do usuário se aproximarem delas no mod. O objetivo é respeitar os limites definidos pela FCC em relação à exposição à radiação de onda milimétrica.

Esse sistema de sensores de proximidade também serve para evitar o uso de antenas bloqueadas pela presença dos dedos

Esse tipo de radiação é o mesmo usado nos scanners corporais de aeroportos e não possui energia suficiente para causar danos a tecidos vivos. A Food and Drug Administration, a agência responsável pela proteção e promoção da saúde pública nos Estados Unidos, garante que não há nenhum efeito adverso conhecido causado por esse tipo de radiação, mas a FCC impõe limites para essa exposição.

A Motorola afirma também que esse sistema de sensores de proximidade também serve para evitar o uso de antenas bloqueadas pela presença dos dedos e redirecionar o sinal para as que estiverem livres, captando, assim, um sinal melhor de internet 5G. Fica a dúvida se os futuros smartphones com suporte para esse tipo de conexão móvel também trarão tecnologias similares.

Que trambolho!

Um dos “problemas” notados em relação ao mod do Moto Z3 é seu tamanho: com quase 7 mm de espessura em seu ponto maior, ao ser acoplado ao smartphone, vai resultar em um celular com 13,75 mm de espessura, o que é bastante grande para um dispositivo desse tipo. Além disso, o mod conta com especificações de um smartphone top de linha, com processador Snapdragon 855, modem X50 5G, 10 antenas e uma bateria própria de 2 mil mAh.

Ainda não foi revelado o preço do mod 5G para o Moto Z3, nem sua data exata de lançamento. Porém, se você já quer ir se familiarizando com esse smartphone, você consegue achar um baratinho clicando aqui neste link.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.