Programadores desenvolvem uma IA que consegue entender tatuagens

1 min de leitura
Imagem de: Programadores desenvolvem uma IA que consegue entender tatuagens

Os desenvolvedores do aplicativo Tattoodo queriam dar um passo a mais nas funcionalidades e resolveram ensinar um sistema de inteligência artificial a entender as tatuagens vistas através da câmera de um iPhone.

Usando uma estrutura de deep learning chamada Caffe, Dennis Micky Jensen e Goran Vuksic desenvolveram uma rede neural que aprendeu a categorizar as características das artes feitas nas peles das pessoas: se é uma tatuagem geométrica, ou aquarela, ou japonesa e coisas do tipo.

Depois de pronto, o software foi capaz de fazer a identificação com uma precisão impressionante. A inteligência artificial ainda não chegou à versão final do app, é esperado que a função seja implementada no futuro.

“Antes de usarmos isso no app, queremos usar esse modelo para classificar o restante de nossas imagens. Temos 360 mil fotos e pouco mais de 100 mil estão classificadas (as que foram usadas para treinar a rede neural). A IA vai nos ajudar a classificar as restantes e isso é muito importante para nós porque, baseados nisso, podemos mostrar aos usuários feeds personalizados dependendo do estilo que eles gostem, os artistas que eles seguem, no que o artista é especializado, etc”, explicou Vuksic ao TheNext Web.

Automatizar o processo de classificação significa eliminar a necessidade de ter que fazer todas as classificações na mão – além, é, claro de poder sugerir com mais precisão qual poderá ser a inspiração para sua próxima tattoo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.