Star Wars Jedi: Fallen Order teve crunch voluntário, diz diretor

Star Wars Jedi: Fallen Order teve crunch voluntário, diz diretor

Último Vídeo

O crunch se tornou um tema cada vez mais constante e discutido durante a produção de grandes títulos do mercado de videogames. O termo se refere a quando as pessoas trabalham de forma intensa por horas além do limite — algo que o próprio co-criador de Doom, John Romero, condenou em uma entrevista com o Voxel durante a BGS 2019. Sobre isso, o diretor de Star Wars: Jedi Fallen Order, Stig Asmussen, explicou que a produção do jogo contou com uma modalidade "diferente": o crunch voluntário.

Em entrevista com a Eurogamer durante a prévia do game em Los Angeles, Asmussen foi questionado sobre a pressão dos funcionários nas fases finais do desenvolvimento. "Nós fizemos algo diferente nesse jogo comparado com o que já estive envolvido em outros projetos", explicou ele na ocasião. "Nos projetos que eu trabalhei no passado, eles tinham crunches obrigatórios — basicamente todo mundo dizia 'você precisa trabalhar essas horas' e percebemos que isso não era uma abordagem justa e sustentável", comenta.

"Então nós deixamos aberto para o time — algo como 'olhem, penso que todos cumprem suas próprias responsabilidades e suas próprias tarefas, e elas encaram isso bem seriamente, então porque tratá-las como crianças e dizer que elas precisam estar lá em determinadas horas?' Então, se você vai fazer essas horas extras, é a sua escolha, te daremos todo o suporte para garantir que você tenha comida. Não vamos dizer que horários vamos fazer o crunch. Você pode fazer a sua própria agenda, e os líderes fazem o compromisso de colocar um esforço extra e também horas extras para mostrar que todos estamos juntos", completa.

Sobre o assunto, o diretor também afirmou que fica atento quando alguém acaba trabalhando além da conta. "Eu sei que houveram várias vezes durante o desenvolvimento em que falei para as pessoas irem para casa. Você fica tão perto de tudo isso que perde a perspectiva, e não apenas no risco de deixar as pessoas estressadas. Na Respawn é algo bem valioso entender que sua vida fora do trabalho é muito mais importante do que você está fazendo no escritório, e nós tentamos respeitar isso", finaliza.

A discussão sobre crunch começou depois que o desenvolvimento de Red Dead Redemption 2 foi marcado por funcionários que passaram por jornadas de mais de 100 horas de trabalho semanais.

Star Wars: Jedi Fallen Order chegará oficialmente para PC, Xbox One e PlayStation 4 no dia 15 de novembro. O desenvolvimento do jogo foi finalizado na última segunda-feira (21).

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.
Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários