Android Q Beta 5 já pode ser baixado; veja o que ele traz de novo

1 min de leitura
Imagem de: Android Q Beta 5 já pode ser baixado; veja o que ele traz de novo

Android Q está em sua fase final de desenvolvimento e o Beta 5 foi lançado ontem (10) pela Google — por enquanto ele só pode ser testado nos telefones Pixel. E a grande pergunta é: o que ele tem de novo? Bem, vejamos abaixo.

A começar pela navegação por gestos, que ganhou “regras” gerais para todos os aparelhos, com foco no uso completo do painel. A companhia vem alinhando uma padronização com as fabricantes para algumas ações comuns a todos, a exemplo de abertura de conjuntos de apps ou da Google Assistente

Como o Android Q não tem botão “home” para acionar a auxiliar digital, agora é preciso deslizar dos cantos inferiores para o meio — há até umas barrinhas brancas indicando que isso pode ser feito. Isso já tinha sido revelado por um usuário e agora foi confirmado.

O Modo Escuro vem de forma nativa, funcionando em todo o sistema; e as aplicações em display também já preveem o uso em dispositivos dobráveis.

Otimização de funcionalidades

Toda vez que o Android ganha uma nova versão, esperamos que as funcionalidades básicas ganhem melhorias — e a Google confirma algumas delas, que já tinham chegado ao conhecimento público. As notificações com mensagens ganharam sugestões de respostas automáticas e a biometria com leitura de digitais deve ganhar algumas opções de acesso.

android qFonte: XDA Developers/Reprodução

Agora é possível gravar o áudio de jogatinas de forma nativa, os codecs para descompressão audiovisual foram todos atualizados e as aplicações de conexões de rede ganharam ajustes. Também estão previstos aprimoramentos no desempenho e na vida útil da bateria.

Quando o Android Q chega? E em quais aparelhos?

Se você é dono de um Pixel e está inscrito no programa de testes, o Beta 5 chega automaticamente. É possível fazer isso manualmente, mas cuidado, pois alterações feitas nesse tipo de instalação podem entrar em conflito com a realizada diretamente.

A ideia da Google é receber a rodada de feedbacks sobre essa atualização para então corrigir eventuais bugs e realizar pequenos ajustes. Além dos usuários do Pixel, os primeiros a receber a nova versão do robozinho verde serão os consumidores da Sony, XiaomiOnePlusEssential. Não há previsão de data exata, mas estamos bem perto de seu lançamento oficial.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.