Black Friday 2023: Procon-SP atualiza ranking de reclamações; confira as lojas

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Imagem: Getty Images/Reprodução

O Procon-SP divulgou hoje (28) a lista atualizada das lojas com mais reclamações na Black Friday 2023 e os principais problemas relatados pelos consumidores. Das mais de 1.500 queixas que chegaram à entidade, a maioria teve como alvo o Mercado Livre e o Carrefour.

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, o Mercado Livre recebeu 256 queixas, ou 16,44% do total de relatos. O Carrefour aparece na sequência com 86 reclamações (5,52%), superando o Grupo Magazine Luiza que estava na segunda posição no balanço anterior, apresentado no sábado (25).

Prazos de entrega não cumpridos estão entre as principais queixas dos consumidores.Prazos de entrega não cumpridos estão entre as principais queixas dos consumidores.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

As marcas listadas nas primeiras posições do ranking deverão prestar esclarecimentos à instituição, explicando sobre o uso de cupons de desconto durante a promoção. Elas também foram questionadas em relação aos canais de atendimento e não aplicação de descontos oferecidos, entre outras coisas.

Já quanto aos problemas durante a Black Friday deste ano, a maior parte se refere à não entrega dos produtos adquiridos ou ao atraso na chegada da encomenda, que tiveram 476 reclamações no Procon-SP, 30% do total. A mudança de preço na finalização da compra foi outra grande fonte de queixas, com 221 registros (14,19%).

Empresas mais reclamadas e principais problemas

Confira a lista das empresas que mais receberam reclamações na Black Friday 2023 no Procon-SP e o número de registros feitos até as 17h do dia 27 de novembro:

  • Mercado Livre: 256
  • Carrefour: 86
  • Grupo Magazine Luiza (Netshoes, Época Cosméticos, Magalupay e HUB Fintech): 85
  • Via (Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com.br): 53
  • Amazon: 40

Já em relação aos problemas que aconteceram ao longo do evento promocional, as principais queixas foram sobre:

  • Não entrega ou demora para entregar: 476
  • Mudança de preço ao finalizar a compra: 221
  • Pedido cancelado após a finalização da compra: 201
  • Maquiagem de desconto: 193
  • Produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado: 135

Quem teve algum problema durante a edição 2023 da Black Friday pode registrar queixa acessando a página do Procon-SP. Basta clicar em “Faça aqui sua reclamação” e informar os dados solicitados pela entidade.

Além do comércio online, o órgão também fiscalizou as lojas de rua que aderiram à data de descontos. Foram visitados 331 estabelecimentos, 98 na capital e 233 no interior paulista, com 163 locais apresentando desacordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Em nota enviada ao TecMundo, o Mercado Livre lamentou "que alguns usuários tenham experimentado dificuldades em sua plataforma durante a Black Friday" e que "está analisando o pedido de esclarecimento do Procon-SP, bem como todas as queixas apresentadas à entidade, respeitando todos os prazos de resposta".

A companhia ressaltou que "vendeu mais de 2,8 milhões de produtos apenas na sexta-feira da Black Friday, o que indica que o número de queixas apresentadas no período representa uma mínima fração dos milhões de brasileiros que usufruíram da plataforma e de suas promoções durante a data".

"A empresa destaca também que ofertou, por meio de seu ecossistema de e-commerce e banco digital, mais de 550 mil cupons de desconto para usuários que puderam economizar em suas compras na plataforma desde o início de sua campanha de Black Friday, em 16 de outubro. Com isso, o Mercado Livre reitera seu compromisso com seus usuários em oferecer as melhores experiências em atendimento, compras e pagamentos, inclusive em períodos de alta no volume de vendas", diz o posicionamento do Mercado Livre.

*Matéria atualizada em 28/11/2023, às 17:08, com posicionamento do Mercado Livre.

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