Steam: somente 25% dos jogos com acesso antecipado realmente são lançados

Steam: somente 25% dos jogos com acesso antecipado realmente são lançados

Último Vídeo

O chamado Early Access (ou Acesso Antecipado em português) é um bom método de os jogadores experimentarem o processo de desenvolvimento de diversos títulos – em outras palavras, jogar os games enquanto eles são desenvolvidos e ajudar os estúdios nesse processo com feedbacks e sugestões. Entretanto, não é sempre que esses games cumprem o que dizem e são devidamente lançados.

De acordo com as estatísticas do site Games Industry, somente um quarto dos jogos que oferecem o Acesso Antecipado realmente são publicados – os outros são cancelados, adiados por mais tempo ou totalmente reformulados. Por exemplo, de nove jogos que ofereceram o Early Access em março de 2013, somente três deles realmente chegaram à versão completa. O saldo do ano todo também é alarmante, já que apenas 43 jogos de 103 foram lançados, sendo que todos eles prometiam um jogo completo quando os jogadores os testaram.

Patrick Walker, da Games Industry, disse que, apesar de existirem grandes benefícios no uso do modelo Early Access, também existem altas chances de que os consumidores sejam decepcionados pelos desenvolvedores com suas promessas de lançamento quebradas. Outro exemplo que Walker citou foi o do site Kickstarter e do modelo de Season Pass de DLCs, sendo que o consumidor deve pagar antes por um produto que só será fornecido no futuro – e que nem sempre se tornará real.

Apesar disso, os usuários do Steam não parecem estar insatisfeitos com os projetos que oferecem o Acesso Antecipado e que posteriormente são adiados (ou até mesmo cancelados). Contudo, se esse número subir e se tornar relativamente comum, é de esperar que as pessoas sempre olhem desconfiadas para jogos que prometem o Early Access e jamais oferecem o produto final.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.