Streamers de primeiro escalão ganham até US$ 50 mil por hora

Streamers de primeiro escalão ganham até US$ 50 mil por hora

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Enquanto a vida da maioria dos streamers não é exatamente fácil, nomes que chegam ao “primeiro escalão” da área podem ganhar milhares de dólares por poucas horas de trabalho. Segundo uma reportagem do Wall Street Journal, nomes como Ninja podem ganhar US$ 50 mil ou mais por hora para conferir os lançamentos mais recentes.

Ninja

Para isso, eles dependem de conexões com publicadoras como Activision Blizzard, Take-Two Interactive, Ubisoft e Electronic Arts, que usam o público dos streamers como forma de promover seus games. Fontes ligadas à indústria consultadas pelo Kotaku afirmam que o valor de US$ 50 mil por hora é considerado baixo em alguns casos, especialmente quando as empresas querem manter um relacionamento a longo prazo com os streamers.

“Não posso falar sobre companhias específicas, já que os termos de pagamento geralmente são confidenciais. Tivemos uma oferta de uma publicadora AAA que era de US$ 60 mil por duas horas”, afirmou Omeed Dariani, CEO da Online Performers Group. “O streamer negou ela — e a publicadora voltou com uma proposta de ‘cheque em branco’, que também foi negada”.

Maior engajamento com o público

A aposta em criadores de conteúdo é natural, visto que eles costumam ter conexões mais naturais com os públicos e trazem mais resultados do que anúncios tradicionais. No entanto, não basta ter uma boa audiência para se mostrar atraente para as publicadoras — espectadores muito jovens não costumam ter dinheiro para comprar muitos jogos, por exemplo.

Dr Disrespect

Segundo Dariani, muitos contratos preveem que os streamers podem criticar os games, mas têm que fazer isso de forma comedida. Também são comuns os casos em que eles têm a chance de testar um novo jogo antes de fazer um acordo, garantindo que a parceria com as publicadoras vai funcionar da forma esperada.

Ciente dos problemas de transparência que esses acordos podem trazer, desde 2017 a Federal Trade Commissions exige que streamers deixem claro se estão trabalhando de forma promocional. Segundo a comissão, não basta falar sobre acordos comerciais durante o início de uma transmissão, sendo necessário deixar isso claro para quem se conecta a qualquer momento.

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