Voxel

“Sucesso de Pokémon está em não mudar”, diz diretor da série

Último Vídeo

Img_normalEm entrevista ao site VentureBeat, o diretor de Pokémon X e Y, Junichi Masuda, acredita que a franquia funciona melhor no seu formato atual. De acordo com ele, desde o início, os jogos da série são vistos como uma “ferramenta de comunicação” – algo que funciona muito melhor em plataformas portáteis.

“Os jogadores se encontravam para trocar pokémons – algo que encorajamos desde o início com a presença de criaturas diferentes em cada versão. Isso também explica a criação da Pokédex e outros elementos. Sempre desejamos que as pessoas trocassem seus pokémons e se comunicassem com outros jogadores na vida real.”, explicou.

O fato de os consoles portáteis poderem ser levados para qualquer lugar, inclusive, é um dos motivos que levam a Game Freak a manter a série na plataforma. O diretor citou o novo Pokémon Surf System como uma das novidades de Pokémon X e Y.

Com ele, os jogadores que desejarem poderão se comunicar com os 3DS de outros treinadores que estiverem por perto. A partir daí, os jogadores poderão interagir entre si trocando pokémons ou batalhando. “Nós acreditamos que essa seja uma maneira fácil de fazer novos amigos”, explicou Masuda. Se o jogador preferir, no entanto, será possível também jogar batalhar e trocar pokémons com treinadores do mundo inteiro por meio da internet.

A facilidade que os portáteis oferecem para os dois tipos de jogador – o que prefere conhecer pessoas nas ruas e o que prefere a internet – faz com que Masuda acredite que Pokémon não deva sair da plataforma tão cedo. “Nós recebemos muitos pedidos para a criação de um MMO. No momento, no entanto, nós não estamos certos de que seja possível transportar o centro da jogabilidade da série – isto é, capturar pokémons e treiná-los – de maneira adequada para o formato MMORPG”, concluiu o diretor.

Enquanto isso, os donos de um Nintendo 3DS podem esperar a nova safra de criaturas a partir do dia 12 de outubro, quando Pokémon X e Y serão lançados mundialmente exclusivamente para o portátil da Nintendo.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.