Supersampling do PS4 Pro é um avanço, mas pode cobrar seu preço
435
Compartilhamentos

Supersampling do PS4 Pro é um avanço, mas pode cobrar seu preço

Último Vídeo

Parte da atualização 5.50 do PlayStation 4, o supersampling de games é uma ótima novidade para quem comprou o modelo Pro, mas ainda tem uma televisão com resolução 1080p. Ao renderizar games com qualidade maior e em seguida reduzir o tamanho da imagem, eles acabam parecendo mais nítidos e ganham um efeito interessante de antialiasing.

Uma análise conduzida pela Eurogamer mostra que os principais beneficiados são os títulos que tem alguma melhoria quando conectados a telas 4K, mas elas não se traduzem em telas Full HD. Exemplo disso é Assassin’s Creed: The Ezio Collection, que não possui qualquer espécie de supersampling, mesmo sendo capaz de rodar a 4K em televisores mais atuais.

Metal Gear Solid V

Na prática, a nova opção preparada pela Sony “força” o console a acreditar que está conectado a uma TV 4K, destravando os recursos extras oferecidos por elas. Entre os games beneficiados por isso estão nomes como Metal Gear Solid V: The Phantom Pain e The Last of Us Remastered, que chegou a ter  uma opção de supersampling, que acabou sendo retirada em uma atualização.

“No entanto, não tudo é uma navegação suave e o novo modo deve ser tratado com cuidado, já que há alguns cenários em que isso pode gerar resultados indesejados”, alerta o autor Thomas Morgan. É o caso de The Last Guardian, que pode até ganhar uma qualidade de imagem aprimorada, mas isso resulta em uma experiência com taxas de quadros reduzidas.

The Last Guardian

O mesmo acontece com Call of Duty: Black Ops 3, que já não tinha um desempenho estável quando jogado em telas 4K. O supersampling também traz como consequência uma redução no tamanho de textos e elementos de interface, o que pode ser um problema em títulos nos quais esses elementos são mais importantes — além disso, certas texturas podem aparecer borradas.

Segundo a Eurogamer, a implementação não é tão elegante quanto a que a Microsoft adotou no Xbox One X. Enquanto a plataforma da Sony atrela modos de jogos específicos a certas resoluções de tela, o console concorrente não faz isso — o que faz com que desenvolvedores tenham que oferecer todas as opções pensadas por eles a todos os usuários, o que permite obter resultados que funcionam de forma mais elegante.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.